Pesquisa aponta caminhos para crescimento da indústria de jogos do Brasil
05
Compartilhamentos

Pesquisa aponta caminhos para crescimento da indústria de jogos do Brasil

Último Vídeo

Não é só de farra que é feita a Comic Con Experience. Aproveitando o espaço mais sério do Auditório Business do evento, um grupo de professores da Escola Politécnica da USP apresentou os resultados de uma pesquisa do BNDES a respeito da indústria brasileira e internacional de jogos digitais. Segundo o estudo, o Brasil é visto mundialmente como um grande mercado no setor, mas não como um produtor considerável de games.

Os objetivos do trabalho em questão envolvem a identificação das melhores oportunidades para o posicionamento competitivo da indústria brasileira a curto e médio prazo. Além disso, a pesquisa também tenta propor políticas públicas e ações que criem bases para o estabelecimento de produtores nacionais relevantes, inovadores e autossustentáveis.

Inicialmente, os estudiosos afirmam que é essencial mobilizar a comunidade interessada para que o crescimento das produtoras brasileiras tenha estímulos significativos. Segundo os professores, somente após isso ganharão força ações de estruturação, consolidação e expansão, as quais resultarão no surgimento de empresas mundialmente competitivas, clusters fortes, empreendedores capacitados e profissionais autossuficientes e diversificados.

Para que tudo isso seja possível, eles ressaltam ainda que é essencial que o Brasil aproveite os momentos de introdução de inovações tecnológicas para criar produtos que ganhem espaço em áreas até então pouco exploradas pela indústria internacional de jogos. Por enquanto, os pesquisadores explicam que os frutos de seu trabalho se limitam à utilização dos documentos do estudo em reuniões de entidades do setor junto a órgãos governamentais.

Serviço

A Comic Con Experience ocorre de 4 a 7 de dezembro no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, próximo à estação Jabaquara do metrô. Para mais informações visite o site oficial do evento (neste link), e não deixe de conferir nossa cobertura aqui no Minha Série e no TecMundo Games.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.