Voxel

Pesquisa é fundamental para imersão em games, afirma criador de Tomb Raider

Último Vídeo

O criador de Tomb Raider, Toby Gard, recentemente defendeu a necessidade premente de que todos os estratos de desenvolvimento — não apenas os artistas, mas também os desenvolvedores — de um game passem por um estágio de pesquisa mais profunda, afim de criar uma imersão maior no resultado final. “Coleta e análise de referências são fundamentais”, afirma Gard.

Gard acrescenta ainda que “eu argumentaria que o poder de submergir o jogador, de absorver completamente a sua atenção, é um atributo comum à maioria dos jogos de sucesso”.

Pesquisas são fundamentais para criar cenários mais convincentes

O designer argumenta que a imersão apenas é criada se os desenvolvedores forem capazes de convencer o jogador com um mundo de jogo autêntico, mesmo que estilizado. “Se os critérios na tela não atenderem aos critérios dos jogadores, então ela ou ele não será convencido”. Dessa forma, “criadores de jogos precisam ter um esquema bastante preciso para convencer uma ampla seleção de jogadores”.

Gard afirma ainda que, dada a proposta cosmopolita de boa parte dos jogos — que são lançados simultaneamente em diversas partes do globo —, faz-se necessária uma pesquisa profunda dos ambientes, a fim de se criar cenários que pareçam autênticos para quaisquer jogadores. “Lembre-se, é a sua reputação através do globo que está em jogo”, afirma o designer.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.