Voxel

Pesquisa realizada durante a GDC mostra crescimento do mercado indie e do PC

Último Vídeo

Img_normal
Uma pesquisa realizada entre os participantes da Game Developers Conference (GDC) 2013 mostra que a indústria dos video games está passando por um momento de rápida transformação. Prova disso é o fato de que 53% dos entrevistados para o trabalho “State of the Industry” se declararam pertencentes ao mercado indie — em comparação, somente 20% dos participantes estão trabalhando com uma distribuidora nos moldes tradicionais.

Também é possível notar um foco cada vez maior no desenvolvimento de jogos voltados para plataformas móveis. 58% dos mais de 2.500 entrevistados afirmaram que pretendem lançar seus próximos games em smartphones ou tablets, enquanto 14% deles planejam criar jogos futuros para o Xbox 360 e 12,4% dos entrevistados têm o PlayStation 3 como plataforma preferencial.

Um dado que surpreende é a forma como o PC está sendo visto atualmente pela indústria — 49% das pessoas consultadas pretendem disponibilizar jogos para a plataforma, que sofre problemas sérios com a pirataria. Já a Nintendo aparece como a empresa menos atrativa para os desenvolvedores: somente 5% deles vêem o Wii U com bons olhos, enquanto 2% pretendem fazer títulos para o 3DS.

Mudanças também estão acontecendo na forma como jogos são financiados. Embora a maioria dos profissionais ainda use reservas empresariais para criar novos games, 44% deles afirmam que pretendem usar plataformas como o Kickstarter para ajudar a criar projetos futuros.

Fonte: Game Developers Conference 2013

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.