Há cinco anos, a Blend New Research, o Sioux Group e a ESPM realizam uma pesquisa que traça o perfil do jogador no Brasil. Agora, a quinta edição da Pesquisa Game Brasil foi divulgada e seus resultados ajudam bastante a entender o panorama de aceitação de videogames e games em geral no nosso país.
Foram entrevistadas 2.853 pessoas e foi constatado na Pesquisa Game Brasil 2018 que 75,5% jogam alguma coisa, independente da plataforma. Mesmo com o alto número de jogadores, apenas 26,4% deles se considera um gamer.
Pelo terceiro ano consecutivo, o público feminino foi mais da metade do geral que joga em consoles, PCs e aparelhos móveis. Mesmo assim, com 58,9% da somatória, apenas 20,1% se intitulam “gamers”, enquanto 35,4% se rotularam dessa forma.
Mercado mobile ainda é o mais forte do país
Como esperado, a maior fatia do mercado de jogos no Brasil está concentrada em aparelhos mobile. No PGB 2018, foi revelado que 84% dos entrevistados jogam em seus celulares e tablets, enquanto consoles aparecem como opção para 46% do público, PCs ficando em terceiro lugar, mas não muito longe, com 45%.
Isso mostra a força do mercado mobile e revela que a praticidade na hora de jogar consegue atrair um público maior que consoles que demandam um investimento maior, mesmo entregando uma experiência mais completa.
Xbox 360 segue o console mais popular do país
Dentre os consoles vendidos no Brasil, a pesquisa chegou à conclusão que o Xbox 360, mais uma vez, é o videogame mais jogado no país, sendo o escolhido por 32% dos entrevistados. Mesmo assim, ele já apresenta queda, pois na pesquisa de 2017, apresentava um número superior, de 44,2%.
Em segundo lugar ficou o PS3, com 25,6%, e o PlayStation 2, com 23,4%. É interessante comentar que tanto o Xbox 360 quanto o PS2 são consoles que foram destravados e, talvez por isso, tiveram maior facilidade para cair nas graças do público brasileiro, que tem um histórico de longa data com o chamado “mercado cinza”.
Consoles da geração atual foram mencionados na pesquisa, com o PS4 liderando com 22,2%, seguido pelo Xbox One, com 14,6%. Nas versões melhoradas dos videogames, o console da Microsoft ficou na frente, com o Xbox One X mencionado por 4,8% dos entrevistados e o PS4 Pro por 4,3%. O Nintendo Switch não foi incluído na Pesquisa Game Brasil por não ter sido lançado oficialmente no país.
Participe agora deixando seu comentário
Adicionar conta
Adicionar conta
Ainda não tem conta? Criar conta
Adicionar conta
Adicionar conta
Ainda não tem conta? Criar conta
Entrar no Voxel
Criar conta
Criar nova conta com:
Recuperar senha