Pesquisa sugere que jogos não causam problemas psicológicos

Pesquisa sugere que jogos não causam problemas psicológicos

Último Vídeo

Uma pesquisa realizada pelo Internet Institute de Oxford, e publicada na revista Clinical Psychocological Science, de acesso público, apoia o argumento de que jogos eletrônicos não causam problemas psicológicos em crianças ou adolescente, mas sim, que pessoas que já apresentam distúrbios de ordem psicológica estão mais propensas a ficar viciadas em games.

Descoberta questiona resultado da OMS

Em 2018, a Organização Mundial de Saúde (OMS) fez um estudo parecido, mas suas conclusões apontaram justamente o contrário. Para a entidade, o relacionamento problemático com os jogos é que gerava a falta de capacidade dos jovens de interagir em sociedade.

Desde então, houve um aumento do debate científico sobre o assunto, que criou a necessidade de se expor novos pontos de vista.

Fonte: Pixabay/Reprodução

As novas conclusões

O estudo de Oxford foi realizado com 1.004 adolescentes do Reino Unido, a envolveu seus responsáveis diretos. Os responsáveis tiveram que avaliar a capacidade dos jovens de lidar com os problemas da vida, tentando resolvê-los ou disfarçando-os.

Já os jovens, tiveram que responder a 24 questões sobre as necessidades psicológicas do seu dia a dia, se elas estavam sendo atendidas ou não. Eles também precisaram responder a outras nove questões sobre indicadores do vício em games.

Dos 1.004 adolescentes, 525 disseram que jogam em média três horas por dia. Desse grupo, 55% apresentaram apontaram ao menos um dos indicadores de vício em games, sendo que outros 23% foram classificados com ao menos três indicadores.

Os pesquisadores observaram que os jovens que foram considerados viciados e passam mais tempo jogando são aqueles cujos responsáveis registraram uma maior incidência de distúrbios psicossociais.

A partir dos dados coletados, a universidade concluiu que tanto o vício em games quanto os distúrbios psicossociais podem ser frutos de frustrações psicológicas enfrentadas pelos jovens, e não a causa do problema em si.

Pesquisa sugere que jogos não causam problemas psicológicos via TecMundo

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.
Voltar para notícia
Carregando...
Comentários
Carregando...
Este comentário foi apagado. Desfazer
+1
-1
Este comentário foi apagado. Desfazer
Responder Excluir Editar
+1
-1
Ver mais comentários Ver mais comentários