Mazda atualiza display touch para melhorar segurança dos veículos

1 min de leitura
Imagem de: Mazda atualiza display touch para melhorar segurança dos veículos

A fabricante japonesa Mazda está atualizando as telas sensíveis ao toque em seus carros. O objetivo é garantir maior segurança aos usuários, visto que esses displays podem representar um risco à segurança das pessoas no trânsito. A atualização chega ainda neste ano e deve ser aplicada nos próximos lançamentos da empresa.

A Mazda vem estudando há algum tempo os riscos que uma tela sensível ao toque pode oferecer, tanto para motoristas quanto para pedestres. De acordo com uma pesquisa interna, eles descobriram que “quando um motorista interage com uma tela sensível ao toque em qualquer veículo, ele costuma mover um pouco o volante, fazendo com que o carro saia da pista", relatou Matthew Valbuena, engenheiro da Mazda North America.

Outro problema é que o motorista precisa olhar para o lado para poder interagir com o display. Esse movimento, somado com a mudança de direção no volante, exige tempo suficiente para tirar a concentração do motorista, podendo ser o motivo de um acidente grave na estrada. A resposta encontrada pela Mazda para resolver a situação foi reposicionar o painel sensível ao toque para um local mais próximo da cabeça do motorista, perto do para-brisa. A fabricante implementou as mudanças no atual modelo do Mazda3 e deve levar o conceito para seus demais veículos

Além da mudança do local, a nova tela fica agora ligeiramente inclinada em direção ao motorista — pequena modificação que já é suficiente para reduzir o tempo que o motorista precisa desviar os olhos da pista.

A Mazda também está tentando adicionar controles mais simples e táteis aos carros. A ideia é que a resposta seja mais rápida e precisa para que o sistema responda aos comandos, como aumentar ou diminuir o volume de uma música. Por fim, a empresa aumentou o contraste para facilitar ainda mais a visualização da tela.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.