Voxel

Pirataria tem seu lado positivo, afirma diretor da Unity [enquete]

Último Vídeo

Img_normal

A pirataria sempre foi vista como a grande vilã da indústria dos games, sendo combatida ferozmente por todas as empresas, não é mesmo? Pois saiba que a verdade não é bem assim, pois há algumas companhias que não acreditam que a prática é tão nociva assim.

A Unity Technologies é uma delas, já que o diretor-geral de sua divisão asiática, John Goodale, deu uma declaração um tanto quanto polêmica. Segundo ele, a pirataria tem também seus efeitos positivos na indústria e que foi somente graças a ela que a companhia conseguiu crescer no mercado chinês, por exemplo.

Img_normal

Segundo ele, é praticamente impossível acabar com a prática ilegal, então é preciso encontrar uma forma de tirar proveito disso. Para Goodale, a melhor solução para isso é fazer com que a pirataria sirva como uma ferramenta para popularizar os jogos em um país em que esse tipo de entretenimento não é tão comum, despertando o interesse de um número maior de pessoas.

Apesar de a declaração do diretor da Unity ser bastante controversa, não é preciso ir muito longe para perceber um panorama semelhante. Ainda que ele tenha citado o exemplo da China como um país que reverteu a situação positivamente, o Brasil tem demonstrado que está no caminho certo. Após ter sido colocado na lista negra de várias desenvolvedoras por causa dos altos índices de pirataria, a geração PlayStation e PS2, que se popularizou exatamente por conta dos games “alternativos”, deu origem a um grupo mais consciente que passou a valorizar a compra de jogos originais por ter noção de que isso fortalece o mercado.

Aguarde... Carregando a enquete.
Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.