Apple tenta explicar por que tirou o leitor de cartões SD no MacBook Pro

2 min de leitura
Imagem de: Apple tenta explicar por que tirou o leitor de cartões SD no MacBook Pro

Tirando todas as adições feitas pela Apple no novo MacBook Pro, da Touch Bar ao Touch ID, uma ausência no modelo deixou muitos consumidores descontentes: o slot para cartões de memória SD foi removido. Questionado pelo site The Independent, o vice-presidente sênior da empresa, Phil Schiller, se justificou sobre o assunto — ou ao menos tentou, como você verá a seguir.

"[Removemos] por vários motivos. Primeiro, era uma entrada meio que desajeitada. Você tinha essa coisa que ficava grudada pela metade. Além disso, já temos leitoes de USB muito bons e rápidos, e você pode usar CompactFlash tão bem quanto o SD. Nós nunca poderíamos resolver isso — escolhemos porque mais câmeras de consumidores possuem o SD, mas só podíamos tirar uma [entrada]. Foi meio que abrir mão de um em função do outro. Cada vez mais, câmeras começam a ter transferência sem fio e isso tem se provado útil. Acho que há um futuro em que você pode usar um adaptador físico se quiser, ou então a transferência sem fio", diz.

Foi meio que abrir mão de um em função da outra.

Em outras palavras, Schiller acredita que os MacBooks Pro anteriores eram problemáticos pois "obrigavam" profissionais que usavam outras tecnologias, como cartões XQD, a comprarem um adaptador. Porém, o que acontece com as várias pessoas que não possuem câmeras e outros aparelhos com transferência de dados sem fio ou que ainda usam leitores SD (e que não são poucos)?

E a entrada para fones?

Só que a comunidade não curtiu muito a resposta de Schiller e o acusou de ser inconsistente. Afinal, se os equipamentos agora não pedem mais o SD por conta de uma tecnologia sem fio, por que o MacBook Pro manteve o "antiquado" conector de 3,5 mm para fones de ouvido — sendo que até o iPhone 7 o dispensou em troca de uma nova entrada ou soluções wireless?

Acreditamos que o wireless é uma grande solução para headphones

Perguntado se a resposta era incosistente, ele foi direto. "De forma alguma. Essas são máquinas "pro". Se fosse só sobre fones de ouvido, então ela nem precisava estar lá, pois acreditamos que o wireless é uma grande solução para headphones. Porém, muitos usuários possuem setups com monitores de estúdio, amplificadores e outros equipamentos profissionais de áudio que não possuem soluções de áudio e precisam do conector de 3,5 mm", explica.

Vale lembrar que, para o caso dos cartões SD, há um acessório da Apple que faz a leitura desses dispositivos de armazenamento quando conectado na entrada USB-C. Ela custa US$ 49.95 na loja oficial da marca.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.