Voxel

PlayStation 3 ultrapassa Xbox 360 em número de unidades vendidas

Último Vídeo

Dados divulgados pela consultoria Strategy Analytics colocam o PlayStation 3 como o segundo console com maior base instalada em todo o mundo, ultrapassando o Xbox 360 em cerca de 500 mil unidades. Enquanto o console da Sony conta com 43,4 milhões de aparelhos vendidos, o da Microsoft caiu para o terceiro lugar, com 42,9 milhões de unidades comercializadas.

Para a empresa, a falta de suporte da Microsoft em territórios como a Europa e a Ásia é o principal motivador dos resultados. “Mesmo com o Kinect gerando crescimento [para o] Xbox 360, o desempenho do aparelho fora dos EUA continua a desapontar”, explicou Jia Wu, responsável pelo estudo.

Enquanto o Xbox 360 sofre quedas, a demanda pelo PlayStation 3 só aumenta. “Esperamos que este movimento continue pelos próximos anos”, afirma Wu. Para ele, a Microsoft deve se focar mais no Kinect e continuar inovando no campo dos sensores de movimento. Além, é claro, de ampliar sua atuação fora dos Estados Unidos.

O Wii continua na liderança no mercado de consoles, com um total de 75,5 milhões de unidades vendidas desde seu lançamento. A demanda pelo console, porém, enfrenta quedas nunca antes vistas e, cada vez mais, tem o primeiro lugar ameaçado. Segundo Wu, a única forma da Nintendo combater este movimento seria anunciar um sucessor do aparelho nos próximos 12 meses.

Previsões

Ainda de acordo com o estudo da Strategy Analytics, a base instalada do PlayStation 3 deve aumentar em 15,7 milhões de unidades até o final de 2011, enquanto o Xbox 360 deve ver um aumento de 13,7 milhões de novos aparelhos.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.