Voxel

PlayStation Move é o novo controle do PS3!

Último Vídeo

A espera terminou! O controle de movimentos da Sony já tem nome oficial, e não é Wand ou Arc como se esperava... Move, este é o nome que vai ficar na cabeça dos consumidores, fãs e entusiastas do PS3. Foram quase 10 meses de angústia, mas durante evento na GDC 2010 em São Francisco, o presidente  da Sony Worldwide Studios, Shûhei Yoshida, mostrou que as inseguranças do controle mostrado na última E3 se estinguiram.

 

De lado

Se não bastasse, os boatos sobre um suposto Nunchuk wireless para acompanhar o controle agora são realidade. Sim, o Move tem um um "subcontrole" com analógico e direcional!

Yoshida afirmou logo no começo que o tempo de resposta do controle é praticamente instantâneo: menos de um quadro (algo em torno de  1/30 a 1/60 segundos). De acordo com Peter Dille, Vice-Presidente Sênior de Marketing & PlayStation Network da SCEA, o controle é "rápido, preciso e exato",  além de ser uma "transição natural" para quem está acostumado com o Wii Remote. Dille também descreveu o aparelho como "desafiador" no sentido de proporcionar uma ótima experiência.

Além disso, foi confirmado um bundle do Move com o PlayStation Eye — a câmera do PS3 — por 100 dólares. Haverá ainda um pacote contendo o console, porém o preço não foi divulgado no evento. Ambos os pacotes acompanham demonstrações de jogos capazes de utilizar os novos controles. A data de lançamento? Primavera.

Na prática

Demonstrações de jogos não faltaram, foram exibidos tanto títulos já lançados como novidades. Do lado dos lançamentos, Sports Champions encantou com vários modos de jogo. Em um duelo de gladiadores, por exemplo, foi mostrado o combate utilizando dois PlayStation Move, um como martelo e outro como escudo — realmente divertido. Entre outros modos apresentados, o tênis de mesa chamou atenção para a precisão obtida.

O próximo demo mostrado, Move Party, exemplificou a interação com realidade aumentada e reconhecimento facial através da câmera PlayStation Eye. Na demonstração, o jogador podia bater em insetos com uma raquete de tênis, e depois pintar linhas com pincel. Em seguida, outro título exibiu como cortar cabelos e ainda como pintinhos podiam ser jogados de um lado para o outro com um ventilador.

Por outro lado, LittleBigPlanet é um ótimo exemplo de como o Move se adequar aos games já existentes: é possível manipular objetos dentro do jogo, enquanto outro amigo controla o Sackboy.

EyePet não ficou de fora. Em vídeo, o público presente pode conferir como se faz para lavar e secar seu animal de estimação usando o controle. O jogo deve ser lançado perto do Natal.

E as demonstrações não pararam por aí. Motion Fighters, jogo de luta revelado durante a apresentação que utiliza 2 PlayStation Move, quer trazer a pancadaria para os controles de gestos com estilo, permitindo movimentos de 1 para 1, ou seja, todo e qualquer movimento é representado fielmente à realidade. Em outras palavras, golpes fortes ou fracos,  diferentes estilos de luta, tudo isso acontecerá em tempo-real na tela. Impressionante.

Para finalizar, SOCOM 4 deu as caras e trouxe consigo o equipamento que acompanha o Move, uma espécie de Nunchuk sem-fio. E como ele funciona neste caso? O "Nunchuk" movimenta a câmera e o personagem, enquando o Move fica responsável pelo mais empolgante: os tiros!

Vale a pena notar que, diferente do Nintendo Wii, o jogo de tiro não exige muitos movimentos bruscos a todo o instante por parte do jogador. Seria o Move o elo perfeito entre os jogadores casuais e hardcore?

Linha de produção fervendo

Após o término do evento, em uma entrevista cedida ao blog oficial do PlayStation, o presidente da SCEA, Jack Tretton, confirmou que para este ano fiscal serão lançados 20 jogos exclusivos. Tretton ainda anunciou que 36 desenvolvedoras já estão trabalhando em novos títulos compatíveis com o controle Confira quem já está brincando com o PSMove: Activision, ATLUS, Capcom, Disney, Electronic Arts, Koei, Konami, NAMCO BANDAI, Sega, Sony Online Entertainment, Square Enix, THQ, Ubisoft, Warner Bros. e outros.

Ufa! Novidades emocionantes, não é verdade? Fique ligado no TecMundo Games para mais informações em breve. Fique agora com a propaganda oficial do novo controle!

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.