Alô? Como monitorar a qualidade do sinal de telefone em decibéis no iPhone

3 min de leitura
Imagem de: Alô? Como monitorar a qualidade do sinal de telefone em decibéis no iPhone

Já sabemos como melhorar a qualidade do sinal de telefone sem usar qualquer aplicativo (saiba mais). Mas que tal analisar a eficácia desses métodos alternativos de otimização em tempo real de um jeito prático? Pois é fácil verificar a intensidade da rede em decibéis miliwatts (dBm), uma das unidades de medidas mais populares e precisas usadas no ramo das telecomunicações.

Neste tutorial, você vai aprender a ativar o recurso Field Test, um serviço que substitui as cinco bolinhas que indicam a qualidade do sinal do telefone pela medição em números da intensidade da rede à qual o seu smartphone está conectado. E fazer isso não exige nenhum método complicado; para alterar a forma como o monitoramento do sinal é feito, somente o app de Telefone tem de ser usado.

Que tal monitorar em tempo real e de forma precisa a qualidade do sinal da sua operadora?

Entenda a indicação em dBm

Se você ativar o sistema de monitoramento em dBm, as cinco bolinhas exibidas no cabeçalho serão substituídas por números negativos. Isso acontece devido à natureza das redes de telefone: quanto mais distante de uma faixa com referencial neutro (zero = 0), menor será a propensão da rede a interferências externas. Circuitos de baixa potência são usados, ainda, para um menor consumo de energia.

Decibel miliwatt (dBm) é uma das unidades de medida mais populares usadas no ramo das telecomunicações

É por isso que a indicação da intensidade do sinal será feita em decibéis miliwatts negativos em seu iPhone após a ativação desse método alternativo de verificação. Há, no entanto, uma faixa de frequência ideal dedicada à manutenção de uma boa qualidade de rede para os telefones – se o sinal for baixo ou alto demais, interferências poderão ocorrer ou uma chamada ruim, instável, poderá ser estabelecida.

Grosso modo, significa que, quanto mais próximo do marco -40, melhor, pois uma frequência baixa, mas não fraca o suficiente para inviabilizar o funcionamento do telefone, evita interferências e permite a execução do serviço mesmo quando o celular está com pouca bateria.

Quanto mais próximo de uma torre, maior será o sinal (na relação dos números negativos)

Para os celulares, portanto, a faixa ideal fica entre -40 e -80; a partir dessas frequências, entre -80 e -140, a qualidade de uma chamada começa a ser comprometida. 

  • Entre -40 e -80sinal estável, detectado quando o usuário está próximo a uma torre;
  • Entre -80 e -140: faixa mais baixa, com sinal praticamente nulo para uma boa chamada.

Nota: a faixa de frequência negativa ideal varia de acordo com o dispositivo usado (a relação entre -40 e -140, portanto, refere-se à qualidade da rede para a maioria dos celulares).

Como visualizar o sinal de rede em decibéis miliwatts

Esse procedimento pode ser executado em qualquer versão do iOS (no iOS 9 ou superior, porém, uma tapa adicional terá de ser executada para que as bolinhas sejam substituídas por números).

1 - Na tela inicial, abra o Telefone e digite o seguinte código:

*3001#12345#*

As cinco bolinhas serão substituídas por um indicador numérico negativo

2 - Clique em “discar” e aguarde o carregamento do app Field Test. No iOS 8 ou inferior, a medição em dBm já deverá ser exibida no canto da tela, ao lado da operadora. Se você usa um iOS 9 ou qualquer outra versão superior do sistema, uma etapa adicional terá de ser executada.

Para o iOS 9 ou versões superiores

1 - No iOS 9 ou superior, digite o código mencionado acima e abra o app Field Test. Em seguida, segure o botão “Power” até que o alerta de desligar seja exibido (mas não desligue seu iPhone!).

Não desligue seu celular!

2 - Mantenha a tecla “Home” pressionada por alguns segundos e pronto!

A intensidade do sinal é exibida então em dBm

A tela inicial é novamente aberta e, no lugar das cinco bolinhas que indicam a intensidade do sinal, é exibida uma numeração negativa.

Se o sinal for baixo ou alto demais, interferências poderão ocorrer ou uma chamada ruim, instável, poderá ser estabelecida

E lembre-se: se o sinal for maior que -80 (e ficar entre -80 e -40, uma vez que se trata de números negativos), suas ligações poderão ser feitas sem quaisquer problemas. Com indicações entre -120 e -140, dificilmente uma boa chamada poderá ser estabelecida.

Como resgatar as bolinhas

Para reativar a indicação da intensidade do sinal pelo ícone de bolinhas, tudo o que você tem de fazer é repetir o procedimento listado acima. Quando o Field Test for aberto, no entanto, basta pressionar o botão "Home" uma vez e voilà – não será preciso apertar a tecla "Power".

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.