Veja como criar um cartão de visita digital online e de graça

4 min de leitura
Imagem de: Veja como criar um cartão de visita digital online e de graça
Imagem: Canva/ Reprodução

Os tempos mudaram, mas um detalhe certamente não mudou: especialmente nos negócios, ter uma forma de se identificar e manter seus dados com um potencial cliente e/ou contato é fundamental. E que tal fazer isso com um cartão de visita digital usando apenas ferramentas grátis disponíveis na internet?

Foi pensando em lhe ajudar com isso que o TecMundo preparou este tutorial mostrando como é possível criar um cartão de visita online e gratuito, sem letras miúdas e sem enrolações. Preste atenção e siga nossos passos. Qualquer dúvida, volte ao início das informações e confira se fez tudo corretamente.

Criando um cartão de visita digital e de graça com o Canva

(Fonte: Canva/ Reprodução)(Fonte: Canva/Reprodução)Fonte:  Canva 

O crescimento das relações comerciais no âmbito digital impulsionou o surgimento de comportamentos exclusivos deste contexto, mas também forçou que hábitos do universo offline fossem adaptados para o mundo online. No caso dos cartões de visita online, isso atende a duas demandas: agilidade e responsabilidade ambiental.

Para ir ao encontro dessas necessidades, existem serviços online e aplicativos para smartphones. Um dos mais utilizados é o Canva, bastante conhecido por quem trabalha com produção de conteúdo para redes sociais, por exemplo. Esse tutorial será feito tendo ele como base.

A escolha se dá pela plataforma ter uma interface simples, versátil, disponível para celulares com os sistemas Android e iOS, além de uma versão para web que você pode usar em seu computador.

Usando a versão para computador do Canva para criar um cartão de visita online gratuito

(Fonte: Canva/ Reprodução)(Fonte: Canva/Reprodução)Fonte:  Canva 

Acesse a versão web do Canva usando seu navegador clicando aqui.

  1. No campo de busca em que está escrito "O que você vai criar?", digite "cartão de visita".
  2. Clique em um dos resultados que melhor se encaixe à sua necessidade.
  3. Na sequência, você verá os modelos de cartões prontos. Explore os templates e opte pelo que mais lhe agradar.

Feito isso, na parte à direita da tela, a opção selecionada aparecerá. A partir daqui, você deve editar as informações do seu cartão de visita digital grátis. Para isso, siga as seguintes instruções.

  1. Com o ponteiro do mouse, clique sobre o texto e edite as informações como seu nome, profissão, telefone, e-mail, entre outros.
  2. A interface do Canva ainda oferece a opção de mudar de cor, mudar o tipo da fonte e suas características, fazer ajustes na imagem e até animação.
  3. Na barra lateral esquerda, você tem a opção de incluir elementos gráficos, fotos, vídeos, áudio, fazer upload de imagens.
  4. Em elementos, você pode incluir links para suas redes sociais.

Se desejar, você tem a opção de baixar o cartão finalizado em diferentes formatos, como JPG e PDF, caso a impressão seja necessária. Do contrário, pode optar por compartilhar em diferentes redes sociais, como Instagram, Tumblr, Facebook e Twitter, por exemplo.

Usando a versão mobile do Canva para criar um cartão de visita online gratuito

(Fonte: Canva/Reprodução)(Fonte: Canva/Reprodução)Fonte:  Canva/Reprodução 

O Canva tem um app para smartphone gratuito, tanto para aparelhos com sistema Android quanto para os com sistema iOS.

  1. Entre na loja de aplicativos do seu celular.
  2. Busque pelo app Canva: Design, Foto e Vídeo.
  3. Toque em "Instalar" e aguarde a completa instalação.
  4. Abra o aplicativo.
  5. Com o aplicativo aberto, é necessário que você faça o cadastro utilizando um e-mail, seu perfil no Google ou no Facebook.

Repare que a interface é bem simples, muito semelhante à interface para navegador.

  1. No campo de busca no alto da tela, onde está escrito "O que você vai criar?", digite "cartão de visita".
  2. Toque em um dos resultados que melhor se encaixe à sua necessidade.
  3. Na sequência, você verá os modelos de cartões prontos, como na versão de navegador. Explore os templates e opte pelo que mais lhe agradar.

Feito isso, na parte à direita da tela, a opção selecionada aparecerá. A partir daqui, você deve editar as informações do seu cartão de visita digital grátis. Para isso, siga as seguintes instruções.

  1. Toque sobre o texto e edite as informações como seu nome, profissão, telefone, e-mail etc.
  2. A interface do Canva ainda oferece a opção de mudar de cor, mudar o tipo da fonte e suas características, fazer ajustes na imagem e até animação.
  3. Na parte inferior da tela, você poderá selecionar a parte de trás do seu cartão para fazer as edições, caso tenha optado por um modelo com frente e verso.
  4. Toque no símbolo de "+" no canto inferior, à esquerda. Ali você encontrará a opção de incluir elementos gráficos, fotos, vídeos, áudio e fazer upload de imagens.
  5. Em elementos, você pode incluir links para suas redes sociais.

Como na versão web, você tem a opção de baixar o cartão finalizado em diferentes formatos, como JPG e PDF, caso a impressão seja necessária. Além disso, pode optar por compartilhar em diferentes redes sociais, como Instagram, Tumblr, Facebook e Twitter, por exemplo.

Outras ferramentas online para criar cartões de visita digitais grátis

(Fonte: Trakto/Reprodução)(Fonte: Trakto/Reprodução)Fonte:  Trakto/Reprodução 

Neste tutorial com o Canva mostramos como é fácil, simples e rápido criar um cartão de visita para seu negócio, ou mesmo para você. Mas é importante frisar que existem outras ferramentas tão boas e fáceis quanto o que utilizamos.

  • Adobe

No site da Adobe você também consegue criar um cartão gratuito. O melhor é que a ferramenta disponibilizada pela empresa é simples, então não é preciso ter conhecimentos nos programas da Adobe e nem dominar técnicas de design. Pode acessar clicando aqui.

  • E4Card

Tradicional no ambiente digital, a E4Card oferece a possibilidade de criar cartões de visita de forma gratuita em seu site. Diferente dos demais, ele é limitado a uma unidade. Acesse clicando aqui.

  • Trakto

A Trakto é outra ferramenta de edição online na qual é possível criar seu cartão de visita digital online e grátis. Como o Canva, oferece templates semiprontos, os quais você pode alterar com seus dados. Clique aqui para acessar o site.

  • Kardshare

Outra boa opção para criar seu cartão de visita virtual grátis usando seu smartphone, o Kardshare é gratuito e pode ser baixado clicando aqui, ou então acessando a loja de aplicativos de seu celular.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.