Russo joga Pokémon GO em igreja e pode parar na cadeia por isso [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Russo joga Pokémon GO em igreja e pode parar na cadeia por isso [vídeo]

Um youtuber russo, chamado Ruslan Sokoloysky, pode ficar preso por cinco anos porque filmou uma jogatina de Pokémon GO dentro de uma igreja. No caso, Ruslan gravou o gameplay na Igreja de Todos os Santos, em Ecaterimburgo, na Rússia.

Agora, o motivo? De acordo com o Código Penal Russo, no artigo 282, é proibido "o incitamento ao ódio ou hostilidade, bem como a humilhação da dignidade humana". É com base nesse artigo que as autoridades russas estão realizando uma investigação que pode levar o youtuber a enfrentar uns bons anos na cadeia.

Você não pode prender um homem por idiotice, disse o prefeito

Ruslan já foi preso por dois meses por causa do vídeo. As acusações ao jovem de 21 anos envolvem "ofensa à religião" e "incitamento de ódio", segundo o The Guardian. Sobre isso, o youtuber comentou: "Como alguém pode ficar ofendido por uma pessoa entrar com um smartphone em uma igreja? Eu decidi apenas pegar alguns pokémons na igreja; acredito que é seguro e não é proibido, então por que não?".

As acusações sobre o garoto foram feitas pela Igreja Ortodoxa Russa, que comentou que Ruslan é um "blogger bem conhecido e que trabalha do mesmo jeito que a Charlie Hebdo" — e que ele também já havia feito vídeos criticando a igreja russa.

Por outro lado, o prefeito de Ecaterimburgo disse que a prisão de Rusla é "uma desgraça": "Você não pode prender um homem por idiotice", comentou. A situação ainda está sendo investigada e, assim que houver uma resolução, traremos o resultado nesta página.

Abaixo, você vê o vídeo de Ruslan na igreja:

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.