Voxel

Políticas de DRMs semelhantes ao PlayStation 4 e ao Xbox One? [rumor]

Último Vídeo

Fonte da imagem: Reprodução/Edge

Informações publicadas pelo site Edge afirmam que as políticas sobre os DRMs podem ser gerenciadas de forma semelhante pelas detentoras de direitos autorais, atingindo tanto o Xbox One como o PlayStation 4. “Vários desenvolvedores esperam que as publicadoras implementem políticas similares de DRM ‘ao Xbox One e ao PS4’, apesar do que ‘foi dito’ durante a E3 nesta semana”, escreveu Neil Long, redator do respectivo portal.

Fontes internas desse mesmo site dizem que o pronunciamento feito pela Sony durante sua conferência foi uma “decisão tomada no último minuto”. Agora, e a julgar pelas especulações citadas, o “DRM gratuito do PlayStation 4 pode ser, na verdade, um PR Play”.

Ultimamente, várias mudanças têm ocorrido nas políticas de gerenciamento de jogos das produtoras de consoles e publicadoras de títulos. O exemplo mais evidente desse fenômeno é, certamente, o atual posicionamento da Microsoft – claramente “mais flexível” acerca do tema “compartilhamento de games”.

Insinuações

Ainda de acordo com as tais fontes do Edge, parece que as desenvolvedoras de consoles têm deixado as publicadoras de jogos decidirem por si mesmas como tratar o assunto “DRM”. “Os desenvolvedores com os quais falamos disseram que compreendem a necessidade de proteger os ‘direitos autorais’ sobre seus trabalhos”. Ainda assim, e conforme sugerem as afirmações publicadas por Neil Long, “é de se esperar que restrições de DRMs muito semelhantes ‘atinjam’ o PS4 e o Xbox One”.

O site Edge sustenta que entrou em contato com a Sony com o intuito de esclarecer a polêmica. Na matéria postada, contudo, nenhum pronunciamento da empresa pôde ser encontrado até o momento desta publicação.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.