Voxel

Por que Forza 5 tem (bem) menos carros e pistas que o seu antecessor?

Último Vídeo

Com a divulgação da lista completa de carros que estarão presentes em Forza Motorsport 5, muitos fãs devem ter se perguntado porque o novo título trará menos veículos que o seu anterior. São 207 carros iniciais contra 500 de seu antecessor. Ao mesmo tempo, o número de pistas também reduziu e os jogadores poderão correr apenas em 14 pistas em vez das 26 do game anterior.

Questionado pelo site Eurogamer, Dan Greenawalt, diretor criativo da série, explicou que isso acontece por uma preferência em garantir um alto nível de qualidade em vez de quantidade. Nesse corte, no entanto, pistas como Suzuka e Nürburgring (e as quase treze milhas de sua versão Nordschleife) acabaram ficando de fora.

Img_normal

Segundo o diretor, isso aconteceu porque algumas das pistas precisam ser atualizadas para a próxima geração. “Algumas das pistas precisam de pequenas atualizações e outras de muitas. Silverstone é um exemplo de pista que teve de ser recapturada completamente. Muitas de nossas pistas continham problemas por terem sido mal capturadas no passado ou pelo fato de novas e melhores tecnologias terem surgido nesse meio tempo. Em alguns casos, como em Silverstone, as pistas também foram modificadas, exigindo a recaptura”, justificou o diretor.

Uma questão de qualidade

Greenawalt ainda explica que a equipe catalogou todas as pistas disponíveis com diferentes notas. Para entrar em Forza Motorsport 5, elas precisaram ter um nível mínimo de qualidade. “Para mim, era menos a respeito de entregar uma ou outra pista, mas sim sobre entregar a qualidade da próxima geração – e isso significa incluir todos os shaders e as imperfeições no concreto”, explicou.

Ao mesmo tempo, o diretor também prefere não aproveitar carros produzidos em versões antigas da franquia para os novos games – escolha que permitiu à Polyphony Digital introduzir os 1197 carros que estarão presentes em Gran Turismo 6. Desse modo, enquanto Forza 5 oferece apenas 207 carros inicialmente, todos eles têm o mesmo tratamento.

Img_normal

Além destes, pacotes de 10 veículos lançados mensalmente aumentarão ainda mais a garagem dos jogadores que decidirem comprá-los. O passe da temporada (que sai por US$ 50) oferece acesso aos pacotes dos seis primeiros meses, uma prática controversa, mas defendida pelo diretor.

“Os mais de duzentos veículos são suficientes para aproveitar o jogo enquanto os carros que oferecemos são um extra que os consumidores podem escolher ou não adquiri-los. Enquanto as pessoas costumam comprar DLCs e depois abandoná-los da mesma maneira como muita gente abandona a academia após pagar um plano semestral, nós preferimos o modelo de temporada. Desse modo, colocamos novidades mensais e incentivamos as pessoas a continuar jogando por meses” justificou o diretor.

Forza Motorsport 5 é um dos exclusivos do Xbox One que serão lançados juntamente com o console no dia 22 de novembro.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.