Shonda Rhimes fala sobre feminismo, Netflix e Grey's Anatomy em entrevista

3 min de leitura
Imagem de: Shonda Rhimes fala sobre feminismo, Netflix e Grey's Anatomy em entrevista

Durante o Canne Lions, o festival anual de publicidade que acontece no sul da França, a roteirista, cineasta e produtora de televisão Shonda Rhimes conversou com a Variety sobre seu novo projeto #ShowUs (mostre-nos, em português) em parceria com a Dove, além de discorrer sobre feminismo, Grey's Anatomy e o que podemos esperar de novidades da Netflix.

Confira os principais pontos da conversa:

#ShowUs e representatividade

Shonda Rhimes já tinha feito parcerias com a Dove no passado e sua colaboração mais recente, #ShowUs, é mais uma das iniciativas com o objetivo de melhorar a forma com que as mulheres são retratadas na mídia.

O projeto consiste em um banco de fotografias, criadas em conjunto com a Getty Images e a Girlgaze, com mais de 5 mil imagens de diversas mulheres e pessoas não-binárias para promover uma representação mais realista na publicidade e na mídia. “Todos nós vemos o mesmo tipo de mulher estereotipada e bonita em um anúncio. E nós queremos ver mulheres que se parecem conosco. Acho que é importante se ver representado nessas imagens”, conta a escritora.

Na entrevista, ela relembra que quando estava crescendo a única referência de mulher parecida com ela na mídia era a Oprah e que, hoje em dia, as redes sociais podem ajudar a melhorar a representatividade de mulheres fora do padrão. “Você pode ver imagens no Instagram que você pode não ver necessariamente em nenhum outro lugar. Isso é uma coisa muito poderosa”, reflete.

Feminismo

Ao ser perguntada quando ela se viu como uma feminista pela primeira, Shonda Rhimes explica que isso nunca foi uma questão no ambiente familiar em que ela foi criada. “Eu acho que, dado o fato de que uma feminista é uma mulher que acredita que homens e mulheres devem ser tratados da mesma forma, eu acho que eu sou uma feminista desde o dia em que nasci”.

Grey's Anatomy

A primeira série de Shonda que foi ao ar já está chegando à 16ª temporada e se tornou o drama médico que está há mais tempo no ar na história da televisão. A roteirista e produtora diz que é um “sentimento surreal” que a série esteja sendo feita há tanto tempo e divide que ela e Ellen Pompeo, que protagoniza Grey’s Anatomy, falam sobre isso de vez em quando. “Eu me sinto incrivelmente sortuda. Os fãs tem sido incríveis”, comemora.

Durante a entrevista, Shonda também refletiu sobre o ambiente de trabalho que ela proporciona para suas colegas mulheres. “As mulheres têm que descobrir uma maneira de ser mães e mães trabalhadoras ao mesmo tempo. Eu sou uma mãe que trabalha. Então, não vou criar um mundo no qual seja mais simples para mim do que para as pessoas com quem trabalho”, afirma a roteirista.

Netflix

Quando questionada sobre os oito projetos que estão em andamento com o serviço de streaming, Shonda surpreende ao relevar que na verdade são mais de oito e que ela está muito empolgada com eles. Entretanto, ela dá detalhes sobre apenas um deles, ainda sem título, no qual Julia Andrews irá estrelar. A produção é uma adaptação da série de livros “The Bridgeton”, da escritora Julia Queen, e irá ser filmada muito em breve.

A criadora de Grey’s Anatomy é gente como a gente e também assiste a séries da Netflix e ela confessou ser uma “séria maratonista”, falando que tem dificuldades para não assistir tudo de uma só vez. E o que Shonda assiste? Succession, a alemã Dark e The Crown. Sobre a última, ela confessa que conseguiu assistir antes que todo mundo ao pedir para o serviço de streaming. “Mas agora, estou ocupada escrevendo, então é mais difícil me envolver em algo”, finaliza.

Este texto foi escrito por Mariana Macedo via nexperts.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.