Voxel

Portal 2: roteiro, dificuldade, conquistas, jogabilidade e muito mais novidades

Último Vídeo

Img_normal
O que era para ser uma despretensiosa mistura de FPS e quebra-cabeças se tornou em um dos mais populares títulos dessa geral. E a chegada de Portal 2 demonstra muito bem essa transformação do foco da Valve, que promete trazer um jogo muito mais divertido e completo do que a aventura original.

Poucos detalhes sobre a história dessa sequência foram divulgados. No entanto, como estamos próximo do lançamento oficial do game, várias novidades podem surgir a qualquer momento na internet. Ao menos é o que garantiu o roteirista Erik Wolpaw ao site Kotaku.

Segundo ele, a ideia é oferecer novas informações, mas sem falar algo comprometedor. Em outras palavras, a Valve pretende manter o clima de mistério sobre a trama, mas ainda assim quer soltar alguns indícios de acontecimentos para deixar os fãs curiosos.

Img_normal
Sobre a cronologia da Orange Box, Wolpaw afirmou que os fatos de Portal 2 acontecerão após os acontecimentos do jogo anterior e do primeiro Half-Life, mas após a segunda missão de Gordon Freeman. Pode parecer algo de pouca relevância, mas o roteirista disse que essa localização no tempo vai ser fundamental para entender a narrativa.

Além disso, o roteirista declarou que os gamers que jogaram Half-Life irão identificar diversas referências por todos os lados. Embora não sejam nada fundamentais para a compreensão da história, esses elementos tornaram a experiência muito mais divertida.

Quase sem Chell

Já em entrevista ao site Eurogamer, Erik Wolpaw disse que muitos jogadores afirmaram que não sentiriam falta de Chell como protagonista do novo Portal. No entanto, ele deixa bem claro que seria praticamente impossível conceber essa continuação sem a moça no papel principal.

Img_normal
Essa indiferença do público em relação à personagem central pode ser vista já nos primeiros minutos de jogo. Segundo o roteirista, logo após acordar, GLaDOS não se lembra de Chell. “Foi aí que percebemos que as pessoas não se importam com ela”, brincou o roteirista.

Segundo ele, não seria impossível termos outro personagem, mas a sensação de sequência poderia ser comprometida e atrapalhar na experiência final. Além disso, Wolpaw compara a heroína a Gordon Freeman, principalmente no silêncio. No entanto, ao contrário do rapaz, a moça parece fazer isso por opção.

Jogabilidade nível ninja

Já sobre a jogabilidade, Erik Wolpaw falou ao site Joystiq que Portal 2 não irá exigir nenhuma “habilidade ninja” para ser concluído. Segundo ele, os quebra-cabeças não serão tão complicados, embora o trailer tenha mostrado o contrário.

Para o roteirista, oferecer desafios muito difíceis não é algo que o usuário ache divertido. Se deparar com um obstáculo impossível de ser vencido é desanimador e faz com que você logo desista.

Img_normal
Wolpaw comenta que é exatamente isso o que aconteceu com o primeiro Portal. De acordo com ele, eles perceberam que haviam puzzles realmente complicados e que era preciso ter a habilidade ninja para solucioná-los.

Por conta disso, esta sequência deve ir no caminho contrário e oferecer desafios ainda complexos, mas que necessitam apenas de percepção e de um tempo para pensar em uma saída – isso sem que o jogador queira arremessar o controle pela janela.

Além disso, os usuários serão treinados a usar determinados recursos, o que vai tornar a utilização em certas áreas algo quase que intuitivo. Esses novos conceitos, segundo o roteirista, deve ser gradual para não confundir.

Nova mecânica de puzzles?

Um dos elementos mais marcantes de toda a série, a Portal Gun, quase não deu as caras nesta sequência. Isso porque, de acordo com uma entrevista de Wolpaw ao jornal The Telegraph, a equipe de desenvolvimento da Valve teve uma ideia que substituiria o dispositivo na hora de resolver os quebra-cabeças. A proposta seria apresentar uma nova tecnologia de portais para cada novo jogo.

Img_normal
Embora a sugestão não tenha sido aplicada nesta sequência, ela não foi completamente descartada. O chefe do projeto, Joshua Weiner, afirmou ao site Gamesradar que não poderia dar muitos detalhes sobre a mecânica desse novo recurso. Seria o indicativo de que há planos para mais títulos da série?

Conquistas vazam na internet

Img_normalFaltando pouco mais de um mês para o lançamento do jogo, eis que as Conquistas de Portal 2 caem na rede. As tarefas devem ser as mesmas para a versão para PC e PlayStation 3, diferenciando apenas a categoria a qual cada objetivo se enquadra.

As conquistas foram divulgadas pelo site Xbox 360 Achievements e trazem pequenos indícios do que a trama do jogo irá apresentar. Além disso, há várias piadas e outros trocadilhos no nome de cada item, como Schrodinger's Catch. Para conferir a lista completa, basta clicar neste link para ser redirecionado à página.

No entanto, o grande ponto do vazamento é a suposta menção a Half-Life 2: Episode 3. Muitos fãs começaram a especular sobre uma possível continuação da saga de Gordon Freeman a partir dos troféus, o que fez com que o chefe de projeto do jogo, Joshua Weiner, comentar que não aguenta esperar até dia 19 de abril para conferir a verdadeira experiência dos usuários com o game completo.

J. J. Jameson emprestará voz a personagem

O ator J. K. Simmons, famoso por interpretar o personagem J. J. Jameson nos filmes do Homem-Aranha, emprestará sua voz para dublar Cave Johnson, presidente e fundador da Aperture Science.

Img_normal
De acordo com Erik Wolpaw, a ideia original era que Johnson tivesse um sotaque do sul dos Estados Unidos, mas a equipe preferiu por alguém com um perfil mais próximo do meio-oeste americano.

Vídeo do gameplay surge na internet

Quem compareceu ao evento PAX East 2011 pôde conferir em primeira mão a jogabilidade de Portal 2. Como o título estava disponível para quem quisesse testá-lo, muitos fãs aproveitaram a oportunidade para compartilhar as cenas com quem não estava presente na feira.

O resultado é um vídeo de quatro minutos que traz um pouco do gameplay do título da Valve. Embora traga pouquíssimas informações sobre os elementos inéditos, já é o suficiente para nos deixar ansiosos com o lançamento.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.