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Portal 2 vende mais no Xbox 360 do que no PlayStation 3

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De acordo com um levantamento feito pela instituição britânica GfK Chart-Track, 54% das compras do jogo Portal 2 no Reino Unido foram feitas pelos donos de Xbox 360. A versão para PlayStation 3 — a qual conta com integração com o Steam, além de vir acompanhada com uma cópia do game para PC — abocanhou 35% do total de vendas, enquanto o PC (sem contar os downloads realizados pela central de distribuição da Valve) foi a escolha de 10% dos consumidores.

O número surpreende. Afinal, a integração da plataforma da Sony com o Steam foi muito alardeada pela companhia de modo que a queda da PlayStation Network parece ser a única explicação para os resultados.

Sem a possibilidade de jogar online por meio de seu console, os fãs mais afoitos da série provavelmente recorreram às outras versões para poder partir para a diversão com os portais. Outros, talvez, estejam esperando até o retorno da rede. De qualquer modo, os números indicam mais um prejuízo à Sony, afinal, a companhia recebe uma comissão pelas vendas realizadas em sua loja virtual.

Comprei, mas ainda não deu tempo de jogar

O tempo médio para terminar o título da Valve é nove horas. Um tempo considerável, mas que gamers mais hardcore passaram em um final de semana com o jogo. Contudo, o Steam registra que apenas 55% das pessoas que adquiriram o game obtiveram a última conquista, concedida àqueles que terminaram a campanha solo.


É claro que isso acontece porque, mesmo três semanas após seu lançamento, muitas pessoas ainda não conseguiram conciliar o jogo com as suas atividades comuns. De qualquer forma, apenas 11% dos donos de Portal 2 ainda não começaram a jogar, ou pelo menos não o suficiente para obter a primeira conquista oferecida pelo game logo no início da campanha solo.

Quando são analisados os números relativos ao modo cooperativo, é possível reparar que menos gente ainda terminou esse modo. Dentre todos os compradores, apenas 51% se arriscaram a jogar com um colega até conseguir o primeiro troféu da campanha cooperativa. Contudo, apenas um quinto dos donos do game da Valve foi até a última das seis horas oferecidas pelo modo.

Embora, a princípio, esses dados pareçam pouco representativos, eles são um bom exemplo de como é realizada a recepção de um game pelo público em contraste ao que é dito a respeito desse mesmo título.

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