Voxel

"Preferimos incluir os desenvolvedores nos negócios", dizem editoras

Último Vídeo

Fonte: Reprodução/VentureBeat

Uma pesquisa realizada pela Game Connection em parceria com a Sherpa Games revelou dados curiosos sobre a postura das editoras frente à indústria dos jogos. Mais de 100 companhias foram entrevistadas e informações como “ a maioria das editoras preferem incluir os desenvolvedores no modelo de negócios” foram divulgadas.

Grandes expoentes do mundo dos games responderam a entrevista, tais como Microsoft, Sony Computer Entertainment America, Tencent, Zunga e Nintendo (americana). As perguntas feitas levaram em conta assuntos como público-alvo, modelos de negócio adotados e como se dá a relação entre desenvolvedoras e editoras.

Uma das maiores constatações feitas, conforme já dito, é justamente a forma de administração de negócios entre produtoras, desenvolvedores e editoras. A pesquisa afirma que “o gasto de desenvolvimento de um jogo é total ou parcialmente financiado pelo desenvolvedor ou pelo editor, com a partilha de receitas como um modelo de negócio em andamento”.

Fonte: Reprodução/Teamaltman

Assim, e ainda segundo divulgado pela Game Connection, sete em cada dez editores preferem um modelo de negócio que financeiramente envolve o desenvolvedor. Foi revelado, ainda, que as maiores editoras do mundo dos games estão cada vez mais interessadas na publicação de jogos para iOS e Android. A seguir, mais descobertas publicadas pela pesquisa:

  • Em média, 36 jogos desenvolvidos por estúdios independentes são publicados pelas editoras;
  • 25% dos editores preferem o modelo “free-to-play” e 2/3 dos editores esperam que os modelos de negócios atuais evoluam em um futuro próximo.
  • Mais da metade dos editores pretendem lançar jogos para mobiles iOS e Android; e
  • PS3 e Xbox são os consoles preferidos por 30% dos editores.

"Ajudar a indústria sempre esteve no nosso DNA. Estamos crescendo a um ritmo acelerado e por isso quisemos apresentar as últimas atualização sobre as tendências [de mercado] com esta pesquisa”, disse Pierre Carde, CEO da Game Connection. "Nossos clientes estavam pedindo informações sobre o que as editoras estão esperando. Pretendemos também renovar este estudo no futuro para manter o controle de mudanças em nossa indústria”, complementou Pierre.

Fonte: Game Connection

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.