Olhos que Condenam: detetive do caso chama a série de mentirosa

2 min de leitura
Imagem de: Olhos que Condenam: detetive do caso chama a série de mentirosa

A minissérie de Ava DuVernay para a Netflix sobre o infame caso dos Central Park Five, Olhos que Condenam, continua recebendo reações, tanto positivas quanto negativas. Em entrevista recente ao jornal britânico Daily Mail, Eric Reynolds — o detetive do Departamento de Polícia de Nova York que prendeu os primeiros garotos em 1989 — acusou a série de ser “inflamatória” e “cheia de mentiras”.

Reynolds foi o responsável pela prisão de Raymond Santana e Kevin Richardson, dois daqueles que são chamados de Cinco do Central Park. Segundo ele, a série mentiu ao mostrar uma cena em que os garotos teriam sido espancados. “Por favor, alguém, me mostre uma foto deles. Me mostre os machucados, os olhos roxos, os rostos inchados, porque ao saírem daquela delegacia nenhum deles tinha isso.”

https://tm.ibxk.com.br/2019/07/01/01153306898179.jpg" alt="

Fonte: Netflix/Divulgação

Quando estava correndo no Central Park no dia 19 de abril de 1989, Trisha Meili — uma mulher branca de 28 anos — foi atacada e estuprada. Santana, Richardson, Antron McCray, Yusef Salaam e Korey Wise foram presos e confessaram o crime durante interrogações. Semanas depois, eles retiraram as confissões e se declararam inocentes, mas foram condenados. Em 2002, Matias Reyes, um assassino em série e estuprador, assumiu a autoria do crime, fato que foi comprovado após exames de DNA. Depois disso, os Central Park Five foram inocentados e processaram o Estado alegando que foram coagidos a confessar.

Apesar de Reyes ter admitido o crime e afirmado que o fez sozinho, Reynolds insiste que as evidências apontavam a participação de outras pessoas e que havia evidências forenses do envolvimento dos cinco. Ele também garante que não houve qualquer tipo de coação durante as confissões.

Linda Fairstein, a promotora que trabalhou na acusação dos Central Park Five, também criticou a minissérie, declarando que ela é “tão cheia de distorções e falsidades que chega a ser uma fabricação”. Quando questionada sobre isso no Twitter, a diretora Ava DuVernay apenas respondeu: “Esperado e típico, em frente…”.

Até mesmo o atual presidente dos Estados Unidos teve seu nome envolvido após a série ser lançada. Na época do caso, em 1989, Trump colocou anúncios em páginas de jornais pedindo a pena de morte para casos de estupro. Indagado se iria se desculpar com os homens, que foram inocentados, Trump respondeu que iria “deixar por isso mesmo”. Você pode ler mais sobre isso clicando aqui.

Depois de 30 anos, o caso dos Central Park Five continuará sendo emblemático na história da Justiça americana. Já assistiu a Olhos que Condenam? O que achou da minissérie? Conte nos comentários!

Este texto foi escrito por Carolina Bernardi via nexperts.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.