Voxel

Presidente da Nintendo explica motivos que fizeram empresa diminuir preço do 3DS

Último Vídeo


Já que o assunto da semana é a suposta crise da Nintendo, iniciada pela queda no valor do 3DS e atingindo até mesmo o bolso do presidente da companhia, eis que o próprio Satoru Iwata veio a público explicar a situação e as razões que fizeram a empresa tomar tais medidas.

Em um texto publicado no site oficial da fabricante para apresentar os relatórios do primeiro trimestre do ano fiscal, Iwata afirmou que a decisão de diminuir o valor do portátil surgiu após a “Big N” encarar o sistema com uma postura diferente da existente antes do lançamento. Se havia uma confiança excessiva nos meses que antecederam a chegada do aparelho às lojas, ela não foi correspondida — algo que o presidente afirmou ser resultado um mau momento.
Ele ressaltou os títulos para 3DS anunciados na última E3 e afirmou que eles são fundamentais para alavancar as vendas do console. “No entanto”, explica, “foi preciso tomar medidas drásticas para torná-lo tão popular quando o DS”. Além disso, Iwata afirmou que a escolha de reduzir o preço agora, quatro meses após seu lançamento, surgiu por várias razões.

A primeira é a baixa aceitação do portátil, o que faz com que sua popularização ficasse muito abaixo das projeções iniciais da Nintendo. Sendo assim, a empresa decidiu por diminuir o valor do parelho para incentivar o consumo e, assim, obter bons resultados na venda de jogos no fim do ano.


Outro ponto é usar esse crescimento como forma de atrair novos parceiros. Se antes havia uma preocupação originada pelos baixos números, a ideia é fazer com que o novo valor torne o console mais popular e que isso funcione como um incentivo para que estúdios desenvolvam jogos para esse público ávido por novidades. De acordo com Iwata, o retorno de várias produtoras após o anúncio é bastante positivo.

Em compensação, o cabeça da Nintendo declarou ter consciência de que uma medida tão drástica como esse traz consequências negativas para a empresa, como uma queda nos lucros para o ano fiscal e até mesmo números vermelhos a curto prazo. Contudo, ele afirmou que é preciso pensar adiante para remediar a situação.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.