Review: mini system LG X Boom Festa OM7560 [vídeo]

8 min de leitura
Imagem de: Review: mini system LG X Boom Festa OM7560 [vídeo]

Já faz algum tempo que a LG investe em novas soluções de áudio, principalmente para agradar o consumidor que busca produtos mais potentes para fazer a festa em casa.

O LG X Boom Festa OM7560 é mais um modelo que integra a família de mini systems da marca, sendo um aparelho que entrega tanto recursos sonoros quanto funções de luminosidade para incrementar aquele churrasquinho de fim de semana.

O formato compacto do tipo torre pode enganar um pouco, pois dá a impressão de que o aparelho não é tão potente. Todavia, temos aqui um dispositivo que combina diferentes tipos de alto-falantes e entrega som com até 1.000 watts de potência.

O nome deste modelo reforça a capacidade de graves para entregar muito “pancadão”, mas é no quesito festa que este mini system se destaca. Além da potência, ele tem vários recursos para quem quer brincar de DJ, compatibilidade com tecnologia Bluetooth e vários outros recursos. Tá querendo entrar na festa? Então, vem com a gente!

Especificações

Design inteligente

É muito difícil experimentar novidades em um mercado tomado por aparelhos de porte avantajado com características que já são familiares ao consumidor. No ramo dos mini systems, a maioria dos produtos segue o esquema de múltiplas caixas na vertical, com um rack de funcionalidades que conecta todos os componentes.

Por conta disso, o lançamento do LG X Boom Festa OM7560 surpreende de forma positiva. O modelo em questão segue o design do tipo torre, de modo que todos os elementos são inseridos em uma única peça de altura avantajada. O formato é bastante apropriado para qualquer ambiente, uma vez que não é preciso ter muito espaço físico para várias caixas.

No topo, o LG X Boom Festa apresenta botões para as principais funcionalidades, reguladores de volume, alavancas para intensificar efeitos, chaves para ativar outros elementos de áudio, discos para aplicar mudanças na equalização e trocar de faixas, conexões USB e vários recursos que garantem alguma personalização das músicas.

Toda essa montoeira de coisas parece poluir bastante a área de controle, mas a verdade é que a fabricante conseguiu criar uma disposição inteligente dos elementos. Há delimitações e diferenciações de textura e design para cada componente, de modo que é muito simples localizar cada recurso na hora de brincar ou discotecar com seriedade.

Em questão de materiais, a LG fez um trabalho primoroso e de qualidade. Todos os elementos no topo da torre apresentam acabamento de primeira e facilidade no uso. Os discos, por exemplo, são mais ásperos na parte superior, enquanto a alavanca de efeito sonoro tem um formato anatômico para uma pegada mais firme.

Logo abaixo dessa área, o LG X Boom Festa OM7560 apresenta um elemento esférico que dá vazão para os feixes luminosos. O canhão de luzes instalado atrás da superfície cristalina conta com capacidades para reproduzir vários tons do espectro de cores, o que ajuda a incrementar os ânimos da festa e criar um clima diferente para cada música.

Os LEDs na cor vermelha, o acabamento dos alto-falantes e as luzes do subwoofer combinam perfeitamente

A LG também fez um ótimo trabalho na distribuição dos alto-falantes. São cinco componentes de áudio, sendo que há itens dedicados para agudos, médios e graves. A centralização dos componentes garante um som homogêneo, mas isso não ajuda para a dispersão das ondas sonoras. Abaixo de tudo, há saídas de ar para reforçar as batidas.

A combinação das cores preta e vermelha é uma marca registrada do LG X Boom Festa. Os LEDs no painel de controle, o acabamento dos alto-falantes e as luzes do subwoofer criam um conjunto muito bonito. No todo, apesar de ser um pouco incomum, o design se mostra inteligente e bastante funcional. Ponto para a equipe que projetou este mini system.

Um sistema completo

Conforme comentamos acima, este aparelho da LG se destaca pelo agrupamento de várias funções. O sistema de personalização das músicas com efeitos sonoros é um diferencial interessante, mas o sistema de luzes é certamente um charme à parte.

As várias cores são configuráveis no painel superior. Você pode alterar o canhão para projetar tons de rosa, laranja, vermelho, verde, azul e outros tantos. Este aparelho conta com perfis prontos, então não é possível criar configurações totalmente personalizadas.

Uma funcionalidade bem divertida é a possibilidade de exibir luzes conforme a batida das músicas. O LG X Boom Festa analisa o espectro das canções e cria pulsações que acompanham cada ritmo. Os feixes de luz são potentes e iluminam tranquilamente ambientes grandes.

Em questão de fontes sonoras, a fabricante também teve boas ideias, de modo que você pode usar o celular, o pendrive, aquele CD antigo ou outros produtos para tocar suas músicas. O drive de CD fica na parte da frente, perto dos conectores de microfone e cabo auxiliar. Sim, você pode soltar a voz no karaokê e reproduzir sons de qualquer aparelho que use pino P2.

Para quem é moderninho, dá para tocar as músicas pelo celular via Bluetooth (compatível com qualquer aplicativo) ou usar entradas USB para conectar pendrives e deixar as músicas rolando a noite toda. Uma funcionalidade muito bacana é a possibilidade de conectar vários produtos e criar playlists diversificadas; assim, todos ajudam na festa.

Potência incrível

Todas essas qualidades são de suma importância, mas é claro que um aparelho que promete ser o centro das atenções na festa não estaria completo sem uma boa capacidade sonora. De acordo com a LG, a combinação de todos os alto-falantes garante a potência total de 1.000 watts, valor bem considerável para um produto desse porte.

Em nossos testes no escritório, o LG X Boom Festa OM7560 demonstrou qualidade de sobra. Mesmo no volume máximo, os alto-falantes não apresentaram distorções significativas. Assim como no caso de outros produtos do segmento, há uma curva diferenciada no incremento de graves, de modo que os níveis mais elevados garantem mais ganhos nos agudos e médios.

De qualquer forma, no geral, o som se mostra muito bem equalizado e agradável. Não importa o tipo de música que você curte, pois os componentes sonoros instalados neste aparelho reproduzem os sons com perfeição, o que permite distinguir desde batidas mais intensas de uma música eletrônica até sons de altura elevada em canções com vozes muito agudas.

Ficamos muito impressionados com a potência do aparelho. Sério! O som é muito potente. Dá para fazer as janelas tremerem e curtir em salas gigantescas. Testamos em nosso escritório e pudemos curtir os sons com altíssima qualidade, mesmo quando posicionados a quase 30 metros de distância do aparelho de som.

Não, você não vai virar um DJ...

É claro que a LG não projetou o X Boom Festa OM7560 para DJs profissionais ou usuários que já possuem grandes habilidades para produção musical. O objetivo deste aparelho é propiciar recursos simples que garantam alguma melhoria básica nas canções. Todavia, ficamos um pouco decepcionados com algumas limitações do aparelho.

Primeiramente, é importante ressaltar que este mini system apresenta poucos efeitos sonoros. No disco esquerdo do painel de controle, você pode aplicar os seguintes efeitos:

  • Flanger: efeito que junta duas vezes a mesma música com um pequeno atraso e diferenças de intensidade.
  • Phaser: efeito que filtra o sinal com oscilações nos picos de som em toda a frequência.
  • Wah: efeito que adiciona ressonância às notas e amplia a expressividade da música.
  • Delay: efeito para adicionar eco em todo o espectro sonoro, causando reverberação.
  • Scratch: efeito de disco arranhado, como se o DJ estivesse retrocedendo o disco rapidamente.

Esses recursos são velhos conhecidos de quem trabalha com discotecagem, então são bem-vindos em um dispositivo desse tipo. Todavia, o LG X Boom Festa apresenta limitações na hora de aplicar os efeitos ao mesmo tempo. Basicamente, só é possível acrescentar um efeito por vez, sendo que o aparelho elimina qualquer outro efeito de forma imediata.

Além dessas limitações, há muitas coisas que mais estragam do que ajudam. É o caso dos efeitos de turbina (que mais parece um alarme de colégio) e explosão. É claro que tudo depende da utilização de cada recurso, mas a falta de controle de volume de cada efeito pode acabar incomodando, já que os efeitos acabam prejudicando bastante a reprodução das músicas.

Outras opções só funcionam quando aplicadas em determinadas fontes de áudio, como é o caso da função para remover voz, que não pode ser utilizada em canções vindas diretamente do Spotify (seja via Bluetooth ou conector auxiliar). No todo, a “experiência de DJ” do LG X Boom Festa é bem simples e nada impressionante.

Vale a pena?

O LG X Boom Festa OM7560 é um sistema sonoro que surpreende em vários sentidos. Com design diferenciado, som de alta potência, sistema de iluminação personalizável e recursos para incrementar as músicas, este aparelho é uma das melhores opções do segmento para quem adora dar festas em casa.

Obviamente, considerando toda a proposta do aparelho, não espere ter um excelente equipamento para discotecagem, pois este modelo tem recursos bem limitados. É importante entender que todos os efeitos adicionados nele são incrementos básicos, então servem como bônus para você que já pensa em comprar um mini system.

Agora, considerando potência, sistema de iluminação e versatilidade (com as várias tecnologias disponíveis), podemos afirmar que o LG X Boom Festa OM7560 é um dos modelos mais robustos do mercado. Ele é bastante compacto, o que significa que dá para levar facilmente de um cômodo para outro ou até no carro para outros lugares.

O LG X Boom Festa OM7560 é bem completo e entrega potência para a sua festa

O melhor é o preço! Com valores que começam nos R$ 1,3 mil reais e chegam em algumas lojas a R$ 1,6 mil, este modelo acaba sendo mais interessante do que muitos concorrentes, que não apresentam tantas funcionalidades. É verdade que o design não é tão impressionante como alguns produtos similares, mas quem pretende fazer a festa vai curtir demais o LG X Boom Festa OM7560!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.