Google está escondendo sites de torrents dos resultados de busca

1 min de leitura
Imagem de: Google está escondendo sites de torrents dos resultados de busca

De acordo com o TorrentFreak, o Google está escondendo os endereços oficiais de sites de torrents populares dos resultados de busca. Esses sites são fontes de pesquisa para conteúdo distribuído ilegalmente, como filmes, séries, shows e programas de TV. Em vez dos endereços oficiais, o Google está mostrando notícias que envolvem os sites, ou até endereços alternativos, que podem funcionar como cópias dos originais, representando um risco ainda maior para os usuários.

Segundo o TF, algo que já acontecia com palavras-chave usadas para pesquisar conteúdo, como “Game of Thrones torrent”, também está acontecendo quando se pesquisa pelo nome do site: os links relacionados, assim como os endereços oficiais, foram removidos da primeira página dos resultados e movidos para a segunda página. Como pouquíssimos usuários visualizam mais que uma página dos resultados, é como se os links para download e os sites oficiais não existissem mais.

Fonte: TorrentFreak/ReproduçãoFonte: TorrentFreak/ReproduçãoFonte:  TorrentFreak 

O TF fez o teste com vários sites torrent populares. No caso do “1337x”, em vez da pesquisa do Google retornar o endereço oficial “1337x.to”, ela mostra o site com o domínio “.tw”. Sites torrents, embora ofereçam links para conteúdo distribuído de forma ilegal, não costumam oferecer danos para os usuários que vão fazer downloads, já que os arquivos são baixados de outros usuários, por meio de uma rede P2P.

No entanto, como o Google está retornando domínios alternativos, é possível que um site famoso seja usado para atrair usuários para um site que aplica golpes, ao invés de apenas oferecer os links de arquivos torrents. Adicionalmente, a primeira página da pesquisa Google tem retornado links da Wikipédia, que falam sobre o site pesquisado, ou notícias que os relacionam. Enquanto isso, Bing e DuckDuckGo seguem retornando os endereços oficiais já no primeiro resultado da busca.

A medida do Google pode ter o objetivo de reduzir a exposição de conteúdo com distribuição ilegal na internet, uma vez que a empresa já tinha afirmado que não iria remover completamente os links para esse tipo de download, até porque também é possível encontrar conteúdo legal via torrent.

Imagem: Amazon prime grátis por 30 dias
Imagem: Tecmundo Recomenda

Amazon prime grátis por 30 dias

O Pacote Amazon Prime conta com Prime Video, Prime Music, Prime Reading, Frete grátis e descontos exclusivos. Teste grátis por 30 dias e depois pague apenas R$ 9,90 por mês.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.