Voxel

Prévia: Forza Horizon 2 continua lindo e segue a cartilha da franquia

Último Vídeo

Como diria Rocky Balboa: não está acabado até que esteja terminado. A E3 acabou, mas ainda não terminou! Os blockbusters que passaram por nossas mãos – além dos lindos indies – são os títulos que podem definir alguns paradigmas no futuro ou consagrar franquias. Forza Horizon 2 é um deles e mostra que o híbrido entre corrida arcade e simulação existe.

Jogamos o game no estande da Microsoft, na E3 2014, e as primeiras impressões foram as melhores possíveis, como vocês podem conferir no vídeo acima. O título, desenvolvido pela Playground Games em parceria com a calejada Turn 10 Studios, traz uma engine ainda mais equilibrada e responsiva, com uma física balanceada que entrega uma experiência próxima a dois conceitos virtuais automobolísticos: arcade e simulação.

Um híbrido impecável

Forza é praticamente a resposta da Microsoft ao Gran Turismo da Sony. Longe de uma abordagem como a de Need for Speed ou GRID, a franquia da família Xbox sempre buscou agradar entusiastas do automobilismo de maneira sutil, nunca agressiva. Gran Turismo, por exemplo, é tido por muitos como uma faca de dois gumes, pois a dirigibilidade nunca facilitou o trabalho ao jogador casual, por exemplo. É o famoso "ame ou odeie".

Forza Horizon 2, seguindo fielmente a cartilha da série, busca conquistar os veteranos, calejados por natureza, e os novatos, que devem encontrar no game uma agradável proposta de corrida que nem dá a mão ao jogador, nem deixa de ajudá-lo: as disputas são absolutamente balanceadas.

Eu mesmo não sou um adepto inveterado do gênero e, portanto, acho que me encaixo na categoria de “juniores”. Ainda assim, e comprovem pelo hands-on acima, após algum tempo de corrida me acostumei ao competente sistema de física do jogo e me adaptei aos controles. Claro que tive de dividir a atenção entre falar e jogar, mas, mesmo assim, encontrei em Forza Horizon 2 um game absolutamente palpável e igualmente divertido.

Os motores de vibração independentes do controle do Xbox One: experiência refinada

A anatomia do controle do Xbox One é formidável, principalmente no alocamento dos dois gatilhos e no sistema de vibração do joystick, que tem motores independentes que fazem a pontinha do seu dedo vibrar. E isso, meus caros, definitivamente eleva a experiência a outro patamar.

E fica registrada uma breve correção: no vídeo, eu menciono que o título é exclusivo do Xbox One, quando na verdade ele será lançado para o Xbox 360 também. Trata-se de uma franquia de suma importância para a família Microsoft e que, em meio a um saturado mercado de jogos de corrida, tem o seu lugar ao sol.

Forza Horizon 2 será lançado para Xbox One e Xbox 360 no dia 30 de setembro.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.