The Blacklist revela verdade sobre Raymond Reddington (SPOILERS)

4 min de leitura
Imagem de: The Blacklist revela verdade sobre Raymond Reddington (SPOILERS)

Atenção! O texto a seguir discute as revelações dos episódios 6x18 e 6x19 de The Blacklist, com GRANDES SPOILERS sobre a trama.

Em uma exibição dupla pela rede americana NBC nessa última sexta-feira (26), The Blacklist trouxe várias respostas e reviravoltas para a história de Raymond Reddington e Elizabeth Keen.

A transmissão começou imediatamente com a confissão de Liz sobre ter sido a responsável pela prisão de Reddington (no final da temporada passada), que quase o levou à morte.

A agente do FBI explicou suas razões - e também seu arrependimento - ao declarar a afeição que criou pelo criminoso falsário que assumiu a identidade de seu verdadeiro pai. Claro que Red não recebe bem a notícia e se sente traído, não apenas por Elizabeth, mas também por Dembe, que guardava esse segredo do patrão.

Liz confessa que entregou Reddington à polícia.

O episódio 6x18 lida com a repercussão dessa revelação, com Reddington procurando o conselho de Dominic, o pai de Katarina, enquanto a Força-Tarefa trabalha no caso de um novo Blacklister.

A investigação do FBI sobre os crimes no Brockton College é, para falar a verdade, a parte menos interessante da trama (e possivelmente o caso mais chato e previsível desta temporada) e serve apenas para manter a Força-Tarefa ocupada na ausência de Red.

A confissão de Liz, no entanto, tem um impacto direto na relação de Reddington com Dembe. Após refletir sobre a amizade com seu fiel protetor, Red decide perdoá-lo; porém, Dembe decide que é hora de seguir seu próprio caminho e abandona o criminoso (para a tristeza dos fãs).

No final do episódio 6x18, Ressler conta para Elizabeth o que descobriu em sua investigação sobre o passado de Katarina Rostova, levando a agente até a casa de Dom Wilkinson.

Liz reencontra Dominic, agora sabendo que ele é seu avô.

Quem é Raymond Reddington?

Com Elizabeth em busca de respostas, o episódio 6x19 de The Blacklist revela a verdadeira identidade de Raymond Reddington – ou pelo menos é isso que a série quer nos fazer acreditar!

Agora sabendo que Dominic é seu avô, Liz exige a verdade sobre o homem que se passa pelo seu pai. Através de sequências de flashback, conhecemos o relato de Dom sobre o que aconteceu com Katarina após trair seu país e ser perseguida por agentes russos.

É neste período de fuga que Katarina entrou em contato com um antigo amigo de infância, que estava trabalhando na Embaixada da Rússia. Este homem é Ilya Koslov (interpretado pelo sempre excelente Gabriel Mann, de Revenge), que parece carregar uma antiga paixão pela agente russa.

Flashback revela ligação de Katarina Rostova com Ilya Koslov.

No momento em que Ilya aparece na trama, já podemos notar as semelhanças entre ele e o falsário Raymond Reddington – talvez até de uma maneira muito óbvia para os fãs e espectadores.

De qualquer forma, descobrimos que Ilya ajudou Katarina a se esconder, a proteger seus pais e sua filha (lembrando que Masha ficou sob os cuidados da Mr. Kaplan) e, por fim, a elaborar o plano para roubar a identidade de Raymond Reddington.

O esquema de Ilya envolve a sua transformação (com alguns procedimentos estéticos) em Reddington, aproveitando o fato de Red ter sido falsamente acusado de traição e desaparecido – Ilya e Katarina, no entanto, retiraram o corpo do verdadeiro Raymond do incêndio e sabiam de sua morte.

Ilya ajudou Katarina e Dom a escapar dos agentes russos.

Assim, Ilya Koslov assume a identidade de Raymond Reddington, usando o conhecimento de Katarina sobre seu antigo amante para aprender seu trejeitos, com o objetivo de se apresentar de maneira convincente para resgatar o dinheiro aprisionado do falecido agente americano.

Ao concordar com o plano de Ilya, Katarina pede: “Se eles me pegarem, cuide de Masha”. Ao que o comparsa responde: “Como se ela fosse minha”.

Mas essa é toda a verdade?

A revelação da existência de Ilya na trama de The Blacklist é, para ser honesto, um pouco conveniente para explicar a origem do falsário. Ao mesmo tempo, o episódio sugere que toda a verdade ainda não foi desvendada.

Quando Liz reencontra Reddington após a conversa com Dom e conta que descobriu sua verdadeira identidade, a reação do notório criminoso é bastante suspeita (e aqui cabe o elogio à interpretação magistral e cheia de sutilezas de James Spader no papel principal).

Reação de Reddington à "descoberta" de Elizabeth é bastante suspeita.

No final desse importantíssimo episódio, Red visita Dom e pede para que ele relate, palavra por palavra, o que falou para Elizabeth, “porque acho que você piorou as coisas”.

Mais uma vez, a série lança os espectadores em um jogo de adivinhação sobre sua história, nos fazendo questionar se o conto de Dominic é mesmo toda a verdade sobre Raymond Reddington.

Afinal, por que Ilya manteve o “disfarce” após tantos anos? O que realmente aconteceu com Katarina, já que seu suicídio foi um farsa? Será que a mãe de Elizabeth ainda está viva, sob a proteção de Ilya/Reddington?

Esperamos apenas que The Blacklist não caia na teoria absurda de que Raymond Reddington é, na verdade, Katarina Rostova – a brincadeira com essa antiga teoria funciona no episódio, mas ela é implausível demais até mesmo para a ficção.

E você, o que achou da revelação da identidade de Raymond Reddington? Quais são suas dúvidas e teorias sobre a trama de The Blacklist? Comente abaixo.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.