The Mandalorian pode ter influenciado visual do filme Duna

1 min de leitura
Imagem de: The Mandalorian pode ter influenciado visual do filme Duna

O diretor de fotografia do filme Duna, de 2020, dirigido pelo cineasta canadense Denis Villeneuve, comentou em recente entrevista ao Collider acerca das influências criativas que seu novo trabalho poderia receber. E uma delas é a série The Mandalorian, do universo Star Wars

Greig Fraser, além de ser o responsável pela cinematografia de Duna, também foi o chefe desse departamento durante três episódios da série The Mandalorian, da Disney +, além de já ter participado, na mesma função, do filme Rogue One, em 2016.

(Reprodução) Warner Bros./Reprodução

Segundo Fraser, algumas comparações futuras serão inevitáveis, já que George Lucas, criador de Star Wars, já havia se inspirado em descrições do visual do livro de Frank Herbert para a construção de seu universo. 

“É natural que o público consiga enxergar elementos parecidos. Tive que ser bastante cauteloso para não me repetir. Odeio perceber esse efeito em qualquer trabalho anterior”, contou ele.

Assim como Duna, que se passa em sua maior parte em um deserto, The Mandalorian é ambientada em Nevarro, um planeta com a mesma atmosfera seca, além de ter uma aparência bem soturna. Mas, para Fraser, a possível influência não afetou diretamente a construção imagética do filme.

Segundo ele, o processo “foi bem divertido, porque precisei esquecer tudo que fiz em Star Wars para trabalhar em Duna. Não foi complicado, aliás”. Ainda de acordo com o diretor de fotografia, a parceria com Denis Villeneuve trouxe bons resultados, já que ele havia trazido sua própria visão imagética do filme para as discussões. “Obviamente, existem algumas semelhanças, especialmente nos desertos”, concluiu.

Essa é a segunda adaptação da obra de Frank Herbert, além da tentativa falha de Alejandro Jodorowsky de transpor o romance de ficção científica para o cinema. A versão de David Lynch, de 1984, embora não seja tão aclamada, traz uma visão interessante da história.

Duna, de Denis Villeneuve, promete chegar aos cinemas em novembro de 2020. O elenco conta com Timothée Chalamet, Zendaya, Oscar Isaac, Rebecca Ferguson, Stellan Skarsgard, Javier Bardem, Jason Momoa e Josh Brolin.

Texto escrito por Matheus Rocha da Silva via Nexperts.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.