Voxel

Problemas na id: Doom 4 é resetado e Rage 2 não existe mais

Último Vídeo


A id Software parece ser a nova empresa a estar com graves problemas de gestão. De acordo com informações divulgadas pelo site Kotaku, e mais tarde confirmadas pela Bethesda, o desenvolvimento de Doom 4 foi totalmente resetado. A empresa fez questão de afirmar que os trabalhos no game seguem bem, mas que a versão inicial apresentada pela produtora não continha a qualidade que todos esperam quando se fala na franquia.

O Kotaku vai além e, creditando as informações a uma fonte anônima que trabalha para a Bethesda, publicou que a tal versão inicial se trata, na verdade, de meia dúzia de fases “medíocres”. A id Software não estaria sendo capaz de acertar no design do game e o que se via nos corredores da empresa era uma péssima organização.

De acordo com a fonte, a Bethesda teria imposto extrema pressão sobre os produtores. Como uma das franquias que consagraram o gênero de tiro em primeira pessoa e (possivelmente) um dos primeiros grandes jogos para a próxima geração, a distribuidora teria afirmado à gerência de Doom 4 que o título deveria ser tão grande quanto The Elder Scrolls V: Skyrim, tanto em vendas quanto em impacto cultural e crítico.

O resultado? Um time sem direção, que não se sentia mais com propriedade sobre aquele projeto e fazia o seu trabalho mais para agradar seus superiores do que por “amor à causa”. Os problemas levaram a uma série de demissões e saída de funcionários importantes da cadeia de produção.

Cancelamento e ultimato

Img_normal
Enquanto tudo isso acontecia em uma parte do escritório, em outra, o time responsável pela sequência de Rage começava a pensar em uma sequência do game. O título original não havia atingido o sucesso de crítica e vendas que se esperava, mas a equipe estava disposta a reparar os problemas em sua segunda chance.

Os problemas do primeiro Rage, porém, também levaram a Bethesda a se envolver mais no desenvolvimento de DLCs e continuações para o título. Insatisfeita com o progresso, veio uma decisão drástica: mudar completamente o foco, cancelando todos os projetos relacionados à nova franquia e concentrando todos os envolvidos em Doom 4.

Para colocar a cereja no bolo, veio a ZeniMax, controladora da id e da própria Bethesda, com um ultimato: “mostrem alguma coisa, ou então...” De acordo com a fonte ouvida pelo Kotaku, apenas os gerentes mais altos sabem o que exatamente isso significa, mas rumores apontam que se trata de um fechamento do estúdio caso Doom 4 não esteja finalizado, ou chegue bem próximo disso, até o início do ano que vem.

Ninguém se pronunciou oficialmente sobre esses detalhes maiores. Agora, o que passa na cabeça dos fãs dos jogos de tiro clássicos é o medo de que o caso Duke Nukem Forever se repita: um jogo com alto potencial, esperado com todos, que falha em qualidade e estilo quando equiparado aos FPSs da atualidade.

Fontes: Kotaku, Eurogamer, NeoGAF

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.