Voxel

Problemas no hardware do Wii U atrapalham desenvolvimento de jogos e podem afetar data de lançamento

Último Vídeo


Após os rumores de que o Nintendo 3DS ganharia uma nova versão com um analógico adicional, eis que outro console da “Big N” vira alvo de boataria. De acordo com um documento vazado por um suposto funcionário da empresa ao site francês 01net, o chipset principal do controle do Wii U seria um tanto quanto limitado, o que teria preocupado alguns desenvolvedores.

Segundo essa fonte, o componente, que é responsável por ações como os anunciados streaming e wireless, tem apresentado vários problemas de funcionamento e que os três protótipos criados até agora não apresentaram bons resultados, sendo que um novo é planejado para o fim deste mês. O informante acredita que isso pode ser reflexo da política de baixos custos da Nintendo, que compra peças baratas a fim de ter uma faixa de lucro maior.

Além disso, o tal documento também afirma que os problemas nos controles também estão afetando os desenvolvedores, que têm de conectar o joystick ao console para que ele funcione — embora nem sempre isso aconteça. Essa dificuldade faz com que muitos profissionais sintam-se perdidos e impedidos de avançar com seus projetos, pois há atualizações de software quase que diários para corrigir várias falhas.

O suposto funcionário comenta também que esse aglomerado de problemas limita o trabalho de criação, fazendo com que nem todos os recursos do Wii U possam ser testados de início — o que pode significar que os primeiros lançamentos não explorem todas as novidades que a Nintendo prometeu para o console.

E a data de lançamento?

Por fim, o documento liberado pelo contato do site francês afirma que todos os problemas constatados podem afetar a data de lançamento do Wii U. Embora muitos desenvolvedores acreditem que a Nintendo manterá a liberação do aparelho às lojas no em junho de 2012, é impossível ter certeza, visto que os engenheiros da Big N estão correndo contra o tempo para consertar as falhas identificadas. Rumores internos já comentam a possibilidade do dispositivo ser laçado apenas em setembro.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.