Empregado da Sony cria controle de PS4 para jogador com paralisia cerebral

3 min de leitura
Imagem de: Empregado da Sony cria controle de PS4 para jogador com paralisia cerebral

Um caso curioso aconteceu recentemente nos Estados Unidos. Após ter problemas para curtir seus jogos favoritos com o modelo convencional do DualShock 4 (o controle do PlayStation 4), o estudante Peter Byrne, que tem paralisia cerebral, escreveu para a Sony contando sobre o ocorrido. Porém, em vez de receber uma resposta automática ou ter sua mensagem enviada para a lixeira, ele recebeu muito mais que isso.

O primeiro fato que fez com que o jovem ficasse surpreso foi o fato de que a resposta da sua mensagem chegou um dia depois do email original. Ela foi enviada por um funcionário da Sony chamado Alex Nawabi, que trabalha no time de pesquisa e desenvolvimento da empresa e se prontificou a cuidar ele mesmo do caso.

Segundo Byern, muitas de suas partidas eram interrompidas quando ele acidentalmente encostava na área de toque do controle, e foi exatamente neste ponto em que o funcionário da Sony trabalhou. A saída encontrada por ele foi desabilitar o touchpad e passar essa função para a parte de trás do acessório – entretanto, isso não foi possível antes de mais de dez horas de trabalho e de usar três controles tentando encontrar uma saída.

Este foi o controle modificado recebido por Peter Byrne

Em uma carta enviada ao jovem, Nawabi mencionou que não faz ideia de quanto tempo o controle pode durar, já que fez isso pela primeira vez. Entretanto, se comprometeu a criar mais controle para Byern, garantindo que ele ainda consiga se divertir caso algo aconteça com o atual acessório utilizado por ele.

“Gostaria de compartilhar essa história com todos porque ela é muito boa para não fazer isso. Quando eu usava o controle do PlayStation 4, meu jogo pausava constantemente porque minha mão esquerda tocava o touchpad, e isso estava me chateando. Mandei um email para o suporte do PlayStation e recebi uma resposta de Alex Nawabi, que disse que cuidaria do meu caso pessoalmente. Expliquei meu problema e minha condição de paralisia cerebral, e até enviei uma imagem mostrando como minha mão ficava ao segurar o controle. Após trocarmos diversas mensagens, ele disse que tinha encontrado uma solução, mas que ela não havia funcionado. Porém, ele me enviou uma caixa com algumas coisas mesmo assim, eu a recebi hoje [29 de março] e dentro dela havia um controle modificado e uma carta [que você confere abaixo]”, escreveu Byrne em sua página no Facebook.

Carta enviada pelo funcionário da Sony ao jovem

Peter, 

Minhas sinceras desculpas pela mentirinha que contei, mas achei que essa surpresa era boa demais para ser arruinada. Eu consegui encontrar uma solução para o seu problema com o controle. Dentro [da caixa] há um controle que eu modifiquei especialmente para você. Eu desabilitei o touchpad e coloquei as funções dele na parte de trás do controle. Você vai perceber ele na parte de trás, no lado da mão direita. Precisei de três controles para construí-lo, mais de dez horas trabalhando no conceito para criá-lo e até alguns momentos de frustração, mas eu consegui. 

Coisas que valem ser ditas: 

Como eu abri o controle para modificá-lo, ele não tem garantia. Não estou 100% certo sobre o tempo ele pode durar, pois é a primeira vez que faço algo do tipo, então eu gostaria que você me enviasse a sua opinião. Diga-me se a posição do botão é confortável, ou se você prefere que ele fique em outro lugar. Nem tudo é possível pelo fato de alguns componentes internos do controle ficarem no caminho, mas eu farei o meu melhor. Por favor, não remova nenhum dos parafusos na parte de trás do controle ou tente abri-lo. 

Tenho planos de construir um segundo controle para você para o caso de este quebrar, mas gostaria de ter esse feedback primeiro. Se houver alguma mudança que você queira para o segundo, é só me enviar uma mensagem. Eu não sei quando vou produzir o novo acessório. O mais provável é que eu espere o seu retorno antes de começar o outro modelo. 

O email que você mandou realmente mexeu comigo. Eu não sei como você conseguiu o nosso email, mas fiquei feliz em poder ajudar. Acabou comigo ouvir que algo que você deveria usar para se divertir estava sendo arruinado por conta do design do nosso controle. Apesar de eu não poder ajudar todos que têm esse problema, pelo menos eu pude fazer algo por você. Gostaria de ter feito mais. 

Boa sorte em seus esforços,

Entre em contato comigo caso precise de algo mais. 

Obrigado,

Alex Nawabi

O que você achou da postura do funcionário da Sony de construir um controle para um jogador que tem paralisia cerebral? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.