YouTube vai analisar buscas e avisar se o que você procura é fake news

1 min de leitura
Imagem de: YouTube vai analisar buscas e avisar se o que você procura é fake news

Notícias e informações enganosas se espalham cada vez mais rápido pela internet, chegando até a interferir em eleições presidenciais de países – como o Brasil e os Estados Unidos – e a afetar áreas delicadas, como a saúde pública. Muitos veículos tentam enfrentar a disseminação de boatos danosos para a sociedade de diversas maneiras e agora chegou a vez do YouTube tentar encarar esse problema.

Um ótimo exemplo é o boato que viralizou recentemente que afirma que o medicamento analgésico Paracetamol conteria um vírus de febre hemorrágica chamado Machupo

A partir de agora, começando pela Índia e depois expandindo a ferramenta para outros países, sempre que um usuário fizer uma busca na plataforma sobre algum tema polêmico que possa envolver algum tipo de boato ou que tenha sido alvo de fake news, o YouTube vai disponibilizar entre suas respostas, em primeiro lugar, uma verificação de fatos alertando que a pessoa pode estar buscando algo que não é verdadeiro.

“Como parte de nossos esforços contínuos para criar uma melhor experiência de notícias no YouTube, estamos expandindo nossos painéis de informações para levar as verificações de fatos de publicações confiáveis ao YouTube", disse um porta-voz do YouTube à Mashable. “Estamos lançando esse recurso na Índia e planejamos lançá-lo em mais países com o passar do tempo”.

a

Boatos e mentiras na internet

Um ótimo exemplo é o boato que viralizou recentemente que afirma que o medicamento analgésico Paracetamol conteria um vírus de febre hemorrágica chamado Machupo. A ideia é que quando procurar algo referente a esse assunto, o YouTube vai avisar a pessoa que se trata de uma informação enganosa e, em seguida, mostrar os vídeos que possuir na plataforma sobre esse tema.

Para evitar acusações de censura e negação da liberdade de expressão, porém, o YouTube ainda vai continuar exibindo os vídeos cujo conteúdo continue promovendo os boatos e mentiras já analisados por especialistas em verificação de fatos. Mas, pelo menos, a plataforma vai passar a alertar os desavisados que estão buscando informações falsas. Será que a ferramenta vai dar flag também em buscas sobre a Terra ser plana ou vacinas serem um risco para a saúde?

%MCEPASTEBIN%

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.