Vivo: P30 Lite e Pro da Huawei continuarão funcionando no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Vivo: P30 Lite e Pro da Huawei continuarão funcionando no Brasil

A operadora Vivo — única que vende oficialmente smartphones da Huawei no Brasil — fez um infográfico para explicar que os dispositivos da fabricante chinesa continuarão funcionando por aqui, independente das sanções impostas pelo governo dos EUA.

De acordo com a empresa, isso vale para dispositivos vendidos e também os que entraram em estoque antes do dia 16 de maio, data em que Donald Trump publicou um decreto impedindo empresas norte-americanas de terem qualquer relação comercial com a Huawei. Entenda a situação.

Isso, naturalmente, inclui a Google, que desenvolve o Android e é responsável por serviços como Play Store, YouTube, Gmail e muitos outros produtos essenciais em smartphones modernos.

Com os temores de que smartphones como o P30 Lite e o P30 Pro perdessem suporte a atualizações no Android e ficassem sem outros serviços da Google, a Vivo resolveu apaziguar os clientes.

Funcionar normalmente

O infográfico chega a trazer informações com uma linha do tempo e uma explicação do que seria “funcionar normalmente” mesmo que a Huawei tenha a sanção mantida. Contudo, como a situação ainda está se desenrolando, não há como ter certeza sobre futuros dispositivos da chinesa no Brasil e em outras partes do mundo.

O Procon de São Paulo chegou a pedir explicações para a Huawei do Brasil e para todas as suas parceiras varejistas sobre a situação dos smartphones vendidos por aqui. Contudo, não parece haver um veredito sobre o caso.

Espera-se que a sanção contra a Huawei seja revogada em algum tipo de negociação entre o governo dos EUA e o da China, mas não há qualquer certeza quanto a isso no momento. O fato é que, quem comprou ou está comprando aparelhos P30 Lite e P30 Pro não deve perder suporte a atualizações ou mesmo ficar sem usar serviços Google. O perigo mesmo é relacionado a novos smartphones.

vivo(fonte: Vivo/Reprodução)

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.