Em Project Spark, o limite é a sua imaginação (e o seu bolso)!

Em Project Spark, o limite é a sua imaginação (e o seu bolso)!

Último Vídeo

Não é de hoje que estão disponíveis no mercado ferramentas básicas para criação de jogos personalizados. Afinal, quem nunca criou sua aventura de capa e espada no RPG Maker, ou pelo menos ouviu falar de programas semelhantes?

É exatamente esse o objetivo do Project Spark, nova ferramenta desenvolvida pela Microsoft e que já está sendo disponibilizada como download grátis pela empresa, mesmo que ainda esteja em sua versão beta.

Dan Whitehead, escrevendo para o Eurogamer, conta como foi a experiência de utilizar o modo de criação de mundos junto com sua filha de oito anos. Depois de criar uma ilha como cenário, cobrir tudo com texturas de grama e escolher a posição de cada árvore, eles utilizaram o tutorial de criação de personagens para moldar a heroína de sua aventura particular. Mas onde há heróis, deve haver vilões também, certo? E por que não lobos em uma ilha?

Aí é que está o problema do jogo. Não é impossível que esses animais habitem uma ilha, desde que você habilite-os primeiro, comprando um novo pacote de opções. É isso mesmo que você leu: o conteúdo extra da ferramenta é liberado em um modo muito parecido com o free-to-play, já famoso nos games mobile.

Os prós são maiores do que os contras

Como a maioria dos F2P, há a opção de liberar novos itens de personalização sem gastar dinheiro, habilitando-os através da obtenção de conquistas e realização de tarefas in-game, mas é um processo muito mais lento e repetitivo do que a opção que utiliza seu cartão de crédito, infelizmente. Então em que ponto a liberdade para criar livremente deve se chocar com o quanto você está disposto a desembolsar?

No entanto, isso não significa dizer que você não conseguirá se divertir com as opções de personalização acessíveis gratuitamente com a ferramenta. Enquanto Little Big Planet e Disney Infinity são essencialmente games que disponibilizam ferramentas e modos de edição, Project Spark se diferencia por tomar justamente a direção inversa, sendo um software de criação de mundos com alguns modos de jogo pré-configurados.

Então, seja elaborando um jogo de ação em terceira pessoa ou uma aventura em primeira pessoa, em um deserto ou uma floresta, em uma ilha ou em uma montanha, as opções disponíveis são realmente interessantes e provavelmente garantirão horas de diversão e planejamento.

E tudo o que for criado pode ser compartilhado online. Você pode experimentar as fases de outros jogadores e até mesmo editá-las de acordo com sua vontade, o que torna cada jogada uma experiência diferente.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.