Brasil está entre os países mais preocupados com segurança na rede

2 min de leitura
Imagem de: Brasil está entre os países mais preocupados com segurança na rede

Por mais simples que seja o trabalho a ser realizado na rede, sempre é bom estar de olho na segurança. Na tentativa de analisar como os usuários enxergam essa questão, a equipe da empresa de segurança F-Secure realizou uma pesquisa para ver como os habitantes de alguns países lidam com a situação, e o Brasil está entre as nações que mais se preocupam com esse tópico.

A ação em questão levou em conta as opiniões de 8,8 mil pessoas (800 do Brasil) de 11 países (a lista também inclui Estados Unidos, algumas nações da Europa e outras da América Latina) e mostra que 66% delas afirmam estar preocupadas com fato de muitos de seus dados serem vigiados por agências de inteligência. Entretanto, por aqui esse número é um pouco maior e abrange 71,1% dos entrevistados.

“Esse mesmo padrão é confirmado por outros índices. Os brasileiros se mostram preocupados, também, com os ataques à sua privacidade. Diante da percepção do aumento das tentativas de violações, 67,3% afirmaram ter mudado sua rotina online. No total geral, somente 54% disseram o mesmo”, explicou Lidiane Rocha, gerente sênior de marketing da F-Secure Brasil.

Segurança digital

Tal índice também se mostra maior no que diz respeito à temática supracitada. Enquanto em outros países esse número é de 69,7%, por aqui é possível ver que 80% dos usuários da rede se preocupam com essa questão. Na visão da executiva, isso indica o começo do amadurecimento da cultura de privacidade e segurança digital no Brasil.

“A disseminação da tecnologia digital e de vários dispositivos móveis fez com que o usuário brasileiro se tornasse um dos mais conectados do mundo. Depois de ser vítima de um ataque ou ficar sabendo de alguém próximo que foi atingido, é comum que o usuário repense suas atitudes e também passe a utilizar soluções de proteção à segurança e à privacidade de sua vida digital, hoje em dia tão importante quanto sua vida real”, explicou Lidiane.

No que diz respeito à Internet das Coisas, a pesquisa também revelou que mais de 80% dos brasileiros temem que dispositivos conectados sejam contaminados por vírus (lá fora, esse número é de 70,4%), e 80% dos entrevistados de todo o mundo alegaram evitar instalar aplicativos que pedem mais permissões que o necessário. Outro dado divulgado é que 60% dos que participaram da coleta de dados afirmaram que evitam usar uma rede WiFi pública por medo de vulnerabilidade.

Você também se preocupa com segurança na rede? Que medidas usa para não correr riscos? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.