Versão Desktop do Google Drive perde suporte para Windows XP e Vista

1 min de leitura
Imagem de: Versão Desktop do Google Drive perde suporte para Windows XP e Vista

A Google anunciou recentemente que vai encerrar o suporte do Google Drive Desktop para o Windows XP e para o Windows Vista. Isso representa um movimento já esperado, levando em conta o XP já não possui suporte nem pela própria fabricante e o Vista está no final de seu ciclo de vida — a mudança está prevista para o inicio do ano que vem.

A grande diferença entre o Google Drive e o Dropbox, que também cortou o suporte, é que o serviço não vai ser interrompido. Com isso, você pode continuar utilizando, mas por conta em risco e sem receber suporte de seguranças — pratica igualmente adotada pela Microsoft para usuários que insistem no XP.

Uma outra opção é utilizar o site do serviço, este vai continuar disponível até que se perca a capacidade de executar ele em navegadores compatíveis com as plataformas, o que também deve ocorrer logo — uma vez que já não são todos os navegadores que recebem atualizações para esses sistemas.

No geral, o ideal é migrar para plataformas mais novas. Faz muitos anos do lançamento dos dois SOs e existem opções bem interessantes, seja o novo Windows ou as novas/remodeladas distros de Linux. Continuar utilizando um software sem suporte apresenta grandes riscos a sua segurança na rede, além de limitar o uso.

********

Este texto faz parte do programa TecMundo Experts, pelo qual leitores com alguma especialidade em tecnologia podem encaminhar seus conteúdos para o TecMundo. As matérias publicadas aqui são enviadas de modo voluntário e sem vínculo empregatício.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.