20 filmes clássicos para assistir na Netflix

7 min de leitura
Imagem de: 20 filmes clássicos para assistir na Netflix

A Netflix não é exatamente rápida em receber lançamentos do cinema. Por outro lado, a plataforma de streaming é ótima em disponibilizar filmes clássicos para seus assinantes. De Psicose e Scarface a Curtindo a Vida Adoidado, passando por Pulp Fiction, há muita coisa boa por lá para quem é chegado em uma velharia.

Mas, além desses, separamos aqui alguns títulos que são verdadeiros clássicos da TV e do cinema, todos com pelo menos 20 anos de história e em diversos gêneros, para quem quer dicas de longas que valem a pena na plataforma!

Para rir

1. Monty Python

https://tm.ibxk.com.br/2018/07/12/12020031472000.gif" alt="" data-mce-src="https://tm.ibxk.com.br/2018/07/12/12020031472000.gif" data-mce-selected="1" style="box-sizing: border-box; max-width: 100%; height: auto; vertical-align: middle; display: block; margin: 0px auto; outline: black solid 1px; resize: none; color: rgb(64, 64, 64); font-family: "Source Sans Pro", sans-serif; font-size: 18px; text-align: start; background-color: rgb(255, 255, 255);

São quatro as opções para quem quer conhecer uma das franquias mais clássicas do humor desde que a TV e o cinema existem! Monty Python em busca do Cálice Sagrado (1975), Monty Python e o Circo Voador (1974), Monty Python: A vida de Brian (1979) e Monty Python: O Sentido da Vida (1983).

Com sacadas dignas das comédias mais sofisticadas, Monty Python segue genial e atual, satirizando episódios da história da humanidade e arrancando boas risadas, independente da sua idade.

2. Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu (1980)

https://www.youtube.com/embed/07pPmCfKi3U

Mais ou menos na mesma época de Monty Python, Jim Abrahams escreveu e dirigiu as duas partes de Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu. Com Leslie Nielsen e Lloyd Bridges no elenco, o longa-metragem deixa passageiros e tripulação em pânico quando o piloto de um avião comercial tem uma intoxicação alimentar. Se a história não o cativou, certamente vale a pena ver ao menos pelo boneco inflável!

Para relembrar a infância

3. ET: O Extraterrestre (1982)

https://www.youtube.com/embed/qYAETtIIClk

Steven Spielberg dirige um dos maiores clássicos dos anos 80 que até hoje dita tendências no universo do cinema e do audiovisual em geral — vide Stranger Things, que é claramente inspirada no longa.

Roteirizado por Melissa Mathison, ET é uma escolha sensacional de filme para ver sozinho, com a família, com os amigos, para conhecer ou para relembrar! O filme conta a história de um menino que encontra uma criaturinha vinda do espaço e resolve ajudá-la. Com o apoio dos amigos e da irmãzinha, ele faz de tudo para proteger e tentar fazer ET voltar para seu planeta.

4. Clube dos Cinco (1985)

https://www.youtube.com/embed/BSXBvor47Zs

The Breakfast Club é um dos clássicos favoritos de quem foi adolescente nos anos 80/90! Dirigido por John Hughes, o longa mostra cinco estudantes de ensino médio que se encontram apenas para perceber que cada um enfrenta seus próprios problemas, mas que eles têm mais em comum do que poderiam imaginar.

Terror dos brabos!

5. A Cidade dos Amaldiçoados (1995)

https://www.youtube.com/embed/qSIRK3MtIQ4&t=6s

John Carpenter é um dos grandes diretores da história do cinema e o homem que deu um novo corpo às películas de terror e suspense, especialmente aqueles com pegada de mistério e sobrenatural. A Cidade dos Amaldiçoados é um bom exemplo dessa leva.

O plot adaptado a partir do livro de John Wyndham — pela segunda vez, já que a primeira adaptação foi em 1960 — é do jeito que o cineasta gosta: uma mulher que estava com dificuldades para ter filhos finalmente consegue engravidar. O problema é que, junto a ela, outras mulheres também engravidam, e eles começam a desconfiar de que há algo errado com as crianças.

No elenco, Christopher Reeve, Kirstie Alley, Linda Kozlowski, Mark Hamill e outros nomes bastante reconhecidos.

6. Drácula de Bram Stoker (1992)

https://www.youtube.com/embed/fgFPIh5mvNc

Gary Oldman, Winona Ryder, Anthony Hopkins, Keanu Reeves e Monica Bellucci estão no elenco desta produção dirigida por Francis Ford Coppola sobre o vampiro mais terrível de todos os tempos; venceu três Oscars: Melhor Figurino, Melhores Efeitos Sonoros e Melhor Maquiagem.

Crime e criminosos

7.Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994)

https://www.youtube.com/embed/z6wrlTcKBPg

Considerado um dos filmes mais influentes dos anos 90, Pulp Fiction é, para muitos, a obra-prima de Quentin Tarantino. John Travolta, Samuel L. Jackson, Bruce Willis, Uma Thurman, Christopher Walken e Amanda Plummer ocupam os papéis principais desse longa que experimenta em tudo: meio noir, meio nonsense, uma história de crime, drogas, romance e muito mais.

8. Era uma Vez no Oeste (1968)

https://www.youtube.com/embed/Wov74hCgXhk

O faroeste norte-americano era terreno fértil para as mais sangrentas disputas, e o cinema dos anos 60 soube aproveitar muito bem isso a seu favor. Sergio Leone comanda este que é um dos principais filmes do gênero, protagonizado por Henry Fonda.

9. Os Intocáveis (1987)

https://www.youtube.com/embed/Wov74hCgXhk

Robert de Niro é Al Capone, Kevin Costner é Eliot Ness. Sean Connery, Andy Garcia e Richard Bradford também completam o elenco do filme de Brian de Palma que conta a história da máfia de Chicago.

Dominada pela corrupção e pelo império do álcool, a cidade sofre para se livrar das garras dos mafiosos. Al Capone é o nome-chave que precisa ser tirado de cena para as coisas começarem a melhorar, mas ele é intocável.

10. Scarface (1983)

https://www.youtube.com/embed/Wov74hCgXhk

Também é pelas mãos de Brian de Palma que surge este filme, considerado um dos 100 mais relevantes do século.Scarface traz Al Pacino e Michelle Pfeiffer como Tony Montana e Elvira Hancock. Ele, um cubano que chega aos Estados Unidos nos anos 60 e ela, a amante de um poderoso traficante.

11. O Poderoso Chefão (1971)

https://www.youtube.com/embed/fB_8VCwXydM

Você disse máfia? Tem também! Além dos anteriores, é possível ver a trilogia completa de O Poderoso Chefão. Neste clássico de Francis Ford Coppola, o padrinho Vito Corleone comanda toda uma rede de crimes, drogas e corrupção.

12. Os Cavaleiros do Asfalto (1973)

https://www.youtube.com/embed/km5zTBSOzb8

Um grande ator encontra um grande diretor, e o resultado é um filme original e criativo para a sua época, que faz um verdadeiro retrato histórico de uma Nova York dominada pela máfia, concentrando-se em Little Italy, o bairro italiano da Big Apple. De Martin Scorsese, com Al Pacino, Harvey Keitel, David Proval e Robert Carradine.

Romances de tirar o fôlego

13. A Escolha de Sofia (1982)

https://www.youtube.com/embed/Dz6NSCVrBpE

O filme que deu um Oscar e um Globo de Ouro a Meryl Streep é uma belíssima união de drama, romance e história. Stingo (Peter MacNicol) chega para dividir o aluguel com Sophy (Streep) e Nathan (Kevin Kline), um casal extremamente apaixonado que, aos poucos, revela que a perfeição talvez não seja tão real assim.

Não se deixe assustar pelas 2 horas e meia de duração, pois o filme é uma excelente escolha para quem é fã de uma boa história de amor cheia de complicações e muitas reviravoltas.

14. Bonequinha de Luxo (1961)

https://www.youtube.com/embed/-XcLVQCDtbM

Foi aqui que surgiu a imagem icônica de Audrey Hepburn, que é até hoje chamada de Bonequinha de Luxo nos quatro cantos do mundo. Neste filme, ela empresta a voz para a canção "Moon River", que ganhou o Oscar de Melhor Canção Original.

Com direção de Blake Edwards, a película conta a história de Holly Golightly, uma caçadora de fortunas que se aproxima de um escritor, mudando um pouco a forma como ela enxerga o mundo. Um detalhe legal é que a história é baseada no livro de Truman Capote, um dos mais importantes jornalistas do mundo e pioneiro em jornalismo literário.

15. Perfume de Mulher (1992)

https://www.youtube.com/embed/F2zTd_YwTvo

Mais uma performance digna de Oscar, dessa vez por Al Pacino, que foi premiado como melhor ator, depois de interpretar um ex-coronel com um temperamento nada fácil neste longa-metragem com Chris O'Donnell, James Rebhorn e Bradley Whitford.

Pé na Estrada

16. Top Gun: Ases Indomáveis (1986)

https://www.youtube.com/embed/qAfbp3YX9F0

Tom Cruise e alta velocidade andam juntos desde a década de 80 — aqui, nas alturas. Neste empolgante filme de Tony Scott, estudantes da Marinha dos Estados Unidos competem entre si em disputas de velocidade, poder e conquistas amorosas. No elenco, também estão John Stockwell, Val Kilmer, Tim Robbins e Meg Ryan.

17. Easy Ryder (1969)

https://www.youtube.com/embed/pMLPMs2rgiY

Um advogado alcoólatra e dois hippies entram em um bar... digo, sobem nas motos e encaram a estrada. Você vai encontrar esse filme na Netflix comoSem Destino, seu título em português. Indicada ao Oscar em duas categorias, a produção assinada por Dennis Hopper e Peter Fonda traz ambos também no elenco, ao lado de Jack Nicholson, Robert Walker Jr. e Phil Spector.

E muito mais!

18. Spartacus (1960)

https://www.youtube.com/embed/HcIMY1Ah3aw

Kirk Douglas, um dos atores mais marcantes e influentes de sua época, interpreta o herói desta história épica a partir das lentes comandadas por Stanley Kubrick. Depois de ser arrancado de casa e separado da família, o protagonista é transformado em escravo e, depois, em gladiador, onde precisa lutar por sua própria vida. Lamentavelmente, este é o único filme do diretor que está disponível na Netflix.

19. Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

https://www.youtube.com/embed/4PRwJEMTnKE

O que realmente importa na vida? Quais lições precisamos realmente aprender? Alguns professores têm o dom de responder a estas questões e mostrar o caminho — um deles é John Keating, interpretado por Robin Williams.

Com Josh Charles, Ethan Hawke e Robert Sean Leonard, Sociedade dos Poetas Mortos é belíssimo e emocionante; não à toa foi indicado ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Diretor, além do de Melhor Roteiro Original, que chegou a vencer.

20. Uma Linda Mulher (1990)

https://www.youtube.com/embed/Vi8vDGq3vFc

Sim, ele já se tornou um clássico e, sim, já tem mais de 20 anos! Richard Gere e Julia Roberts protagonizam essa sensacional comédia romântica que eternizou o hit "Pretty Woman" e marcou toda uma geração.

Este texto foi escrito por Lu Belin via nexperts.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.