Epic Games acusa Microsoft de querer monopólio de jogos no PC

1 min de leitura
Imagem de: Epic Games acusa Microsoft de querer monopólio de jogos no PC

Com a união cada vez mais estreita entre o Xbox One e o PC graças à unificação que a Microsoft quer com o Windows 10, é natural que exista um ecossistema mais fechado dentro do sistema operacional. Na visão de Tim Sweeney, um dos fundadores da Epic Games, isso pode representar um “monopólio” no mercado de games no PC, e, nesse cenário, a indústria deve “lutar contra isso”.

Para quem não sabe, a iniciativa a ser implementada pela Microsoft, Universal Windows Platform, revela o primeiro passo para a criação de uma espécie de plataforma dentro de plataforma, algo que restringiria outras opções e colocaria a empresa de Bill Gates no monopólio de distribuição e comércio de aplicações.

No ponto de vista de Sweeney, isso põe em xeque a liberdade dos usuários. “A Microsoft lançou novas funcionalidades Windows PC na UWP e diz que os programadores só podem utilizá-la se se submeterem ao controle de sistema fechado da plataforma. Querem reduzir a liberdade dos usuários para instalar programas de PC e diminuir os direitos dos programadores e editores que querem manter uma relação direta com seus clientes”, opinou o co-fundador.

Em uma declaração comparativa, o executivo da Epic lembrou da prática que a Google faz com o Android, tecnicamente aberto, mas ao mesmo tempo fechado. “O Android torna possível instalar apps de terceiros fora da Play Store. No entanto, a Google torna ridiculamente difícil que o usuário possa fazer isso, desligando a opção por padrão, escondendo. Não é um problema meramente técnico: isso faz com que a loja virtual domine o mercado sobre as concorrentes, mesmo não sendo muito boa”, alfinetou.

Sweeney volta a citar o Windows 10 como um exemplo de prática anticonsumidor da Microsoft, que permite desligar muitas das funcionalidades padrão que são invasivas. Então, o chefão diz que consumidores, publishers e programadores devem se defender, alegando que uma plataforma aberta “brilha com conteúdos”, enquanto o que a Microsoft pretende é algo fechado. E isso, na visão do co-fundador, representa mais perigo para os consumidores e jogadores de PC.

Você acha que a Microsoft quer monopolizar os games no PC? Comente no Fórum do TecMundo.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.