PS4: problemas da última atualização se mantém — mas um chuncho pode ajudar

PS4: problemas da última atualização se mantém — mas um chuncho pode ajudar

Último Vídeo

Muita gente esperou ansiosamente pela primeira grande atualização de sistema do PlayStation 4 — aquela que trouxe consigo o YouTube, a possibilidade de interromper downloads e também de ouvir músicas espetando um pendrive na porta USB do console. Entretanto, hoje, é possível que uma grande parte dessas pessoas aguardem com igual (ou maior) ansiedade por uma correção das derrapadas dessa mesma atualização.

Como você deve ter lido aqui no TecMundo Games há alguns dias, diversos usuários que optaram pela instalação do novo “Masamune” passaram a experimentar problemas com o modo de “descanso” (rest) do console e também com travamentos frequentes do aplicativo do YouTube — que simplesmente deixava de responder. Bem, isso tudo ainda continua, é verdade. Entretanto, algum “chuncho” pode ajudar a minimizar o estrago do update 2.0.

 O melhor é não usar o modo “rest”

Pelo menos no que se refere aos problemas relacionados ao modo de descanso, a melhor escolha (ou a mais prudente) provavelmente deve ser a de simplesmente não usá-lo. Quer dizer, simplesmente desligue o video game e espere que a Sony apresente uma solução definitiva — já que, sim, forçar o desligamento pode não apenas gerar perda de dados como danos físicos ao aparelho.

A recomendação da fabricante até o momento, entretanto, é a de que os usuários que experimentarem o problema iniciem o console no modo seguro, a fim de reconstruir a base de dados do console — o que parece ter funcionado para alguns usuários.

Mas também há um “chuncho”

Entretanto, há também o “chuncho”, um tanto mais simples e muito mais rápido. Trata-se de reconfigurar a alimentação das entradas USB do console. Algo incrivelmente simples, conforme colocou um tutorial (particularmente objetivo) do site Gamepur:

  • Acesse as configurações;
  • Vá em “Configurações de economia de energia”;
  • Em seguida, em “Funções disponível no modo de descanso”; e
  • Por fim, conclua alterando o suprimento de energia para as entradas USB para a opção “Sempre”.

É melhor não usar a função Share Play por enquanto

A pergunta aqui talvez seja: até onde você confia nos amigos da sua lista de contatos? Conforme destacou o site Gamereactor, embora a adição da função Share Play seja bastante interessante, certa falha de segurança pode dar a chance esperada por muito tempo por aquele seu inimigo disfarçado — o qual, ao ganhar a interação com o seu console, pode causar sérias dores de cabeça.

Embora o sujeito não ganhe controle dos menus do console, o referido site mostrou que é relativamente fácil excluir arquivos de um PlayStation 4 “hospedeiro”. Embora isso possivelmente seja um método relativamente eficaz para detectar que, afinal, é um amigo confiável, é fácil apostar que o preço a pagar seja demasiadamente alto. O melhor mesmo é, novamente, esperar por uma correção oficial por parte da Sony.

Adiamento da fase Alfa de Evolve no PS4

Mas os percalços surgidos da atualização do PlayStation 4 não afetaram apenas usuários isolados. Na verdade, também desenvolvedoras tem jogado na retranca por causa do problema. A 2k, por exemplo, acaba de anunciar um adiamento para o início da fase de testes Alfa do seu Evolve.

“Dados os problemas surgidos da atualização 2.0 do PlayStation 4, nós temos experimentado dificuldades com a versão Alfa de Evolve no console”, disse a desenvolvedora em seu blog oficial. “Como resultado, a fase de testes no PlayStation 4 foi adiada.

Não obstante, a versão Alfa deve permanecer inalterada no Xbox One e no PC. Há, inclusive, um consolo para quem possui o sistema da Sony: a 2k permite que esses jogadores malfadados encarem a fase de testes em qualquer uma das duas outras plataformas. Seja como for, o adiamento mostra que, no fim das contas, os problemas da “Masamune” podem ser mais sérios do que pensava (espante o fantasma de DriveClub!).

A atualização Masamune inclui diversas funcionalidades extras à interface do PlayStation 4. Entre elas, há a possibilidade de espetar um dispositivo USB para ouvir música, além da incorporação de vídeos do YouTube, da adição de diversos temas e da possibilidade de interromper downloads. A vocação mais “social” do aparelho, centralizada na função Share Play, também tem agradado a quem gosta de compartilhar conteúdos com a lista de amigos.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.