Voxel

PS4 vendeu 66% a mais que o One nos EUA. Mas essa comparação é válida?

Último Vídeo

Eu, Durval Ramos, realmente gostaria de entender por que as pessoas ainda param para ouvir o que Michael Pachter tem a falar. Tudo bem que ele tem uma grande visão de mercado, mas boa parte de suas declarações são fagulhas que ajudam a aumentar o incêndio nas discussões entre fanboys.

A polêmica da vez é o comparativo de vendas entre PlayStation 4 e Xbox One. O analista estima que o console da Sony vendeu cerca de 1,25 milhão de unidades em todo o mês de novembro nos Estados Unidos, enquanto o aparelho da Microsoft atingiu a marca de 750 mil, ou seja, uma diferença de 66%.

No entanto, trata-se de um comparativo um tanto quanto distorcido. As duas plataformas não chegaram às lojas no mesmo dia e a vantagem de uma semana do PS4 realmente ajudou a Sony a tomar a dianteira, principalmente se lembrarmos que seu sistema custa US$ 100 a menos do que o concorrente.

Além disso, o mês de novembro é um período bem atípico para análises comerciais. A aproximação do Black Friday e das festividades de fim de ano aquece o mercado e esse entusiasmo pode ser crucial quando há uma diferença de tempo significativa entre a data de lançamento dos dois consoles.

EUA X resto do mundo

E, enquanto a comparação nos Estados Unidos ainda não parece justa, a coisa muda de figura em outros países. Na Europa, por exemplo, a diferença sobre o lançamento se altera e, mesmo assim, o PS4 sai na frente.

Não que isso seja uma grande surpresa, já que a paixão do continente pelo PlayStation já é bastante conhecida. Ainda assim, é curioso ver que, apesar de a Sony ter lançado seu console por lá somente no dia 29 de novembro — ou seja, uma semana depois do Xbox One —, os números continuam favoráveis para a empresa nipônica.

Na Inglaterra, foram vendidas 250 mil unidades do PS4 contra 150 mil do One nas primeiras 48 horas de cada aparelho no mercado. Já na Espanha, a Sony emplacou cerca de 80 mil consoles — três vezes mais do que a Microsoft.

Ainda assim, a Microsoft informou que o Xbox One superou a marca de 1 milhão de unidades vendidas nas suas primeiras 24 horas, mostrando que ele realmente foi muito bem aceito globalmente.

E no Brasil?

Seria muito interessante poder fazer a mesma comparação com o mercado brasileiro, principalmente por conta da absurda diferença de preço entre os dois modelos. O valor extremamente exagerado do PS4 no país certamente deve ter alavancado as vendas do Xbox One, além de ter impulsionado o mercado cinza.

E é exatamente por isso que é impossível traçar o paralelo, já que não se sabe qual é número exato de PS4 no país, uma vez que boa parte deles vieram por vias não oficiais.

Por outro lado, a Microsoft deve ter um número bem mais próximo do real e que ainda não foi divulgado — mas que não vemos a hora de descobrir.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.