Voxel

PSN: usuários europeus ganharão jogos e Anonymous podem estar por trás dos ataques

Último Vídeo

O braço europeu da Sony anunciou que dará dois games gratuitos a todos os usuários da PlayStation Network, que estão com seus consoles desconectados desde a queda da rede, que aconteceu há 15 dias. De acordo com o diretor de comunicações da empresa, Nick Caplin, usuários do PS3 e do PSP poderão escolher os títulos a partir de uma pequena lista.

“Dois jogos de PS3 [deverão ser] escolhidos de uma lista de cinco, enquanto usuários do PSP terão a oportunidade de [escolher] dois entre quatro títulos”, explicou ele, em post no blog oficial do PlayStation. A lista de games que serão disponibilizados, porém, ainda não foi divulgada.

O diretor aproveitou a ocasião para informar que um novo sistema de proteção de identidade estará disponível aos usuários europeus assim que a PSN retornar ao funcionamento. Segundo o executivo, o processo é “muito complicado”, mas as equipes da companhia estão trabalhando duro no problema e espera poder fazer anúncios mais concretos em breve.

Por enquanto, a única compensação anunciada para os usuários americanos da PSN são os 30 dias gratuitos de PlayStation Plus. Ainda não há data prevista para a rede voltar a funcionar.

Os próprios Anonymous falam

De acordo com dois membros veteranos do Anonymous, pelo menos um dos integrantes do grupo de hackers está por trás dos ataques que tiraram a PlayStation Network do ar. As fontes não identificadas revelaram ao jornal Financial Times terem visto dados técnicos de vulnerabilidades da rede postadas em uma sala de bate papo do grupo, pouco antes do ocorrido.

Uma das fontes, que se identifica pelo apelido Kayla, afirmou que o grupo foi responsável pelo ataque, mesmo que nem todos os Anonymous concordem com a prática. “Não se deve culpar todo um coletivo pelos atos de um ou dois caras. Somos um apanhado de ativistas, não um time de hackers organizados”, ponderou.

Kayla assegura, porém, que nenhum dos dados pessoais e bancários obtidos foram vendidos ou utilizados. “Apenas dados de contas de administradores foram utilizados”, afirmou.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.