OS'Car RX5, o smartcar da Alibaba, será lançado em agosto na China

1 min de leitura
Imagem de: OS'Car RX5, o smartcar da Alibaba, será lançado em agosto na China

As pessoas hoje têm um celular conectado, uma TV conectada e até mesmo fogões conectados – tudo fazendo parte do conceito da "Internet das Coisas". Foi nessa onda que o Alibaba lançou o OS'Car RX5, um smartcar em formato de SUV que vai permitir que os motoristas tenham uma experiência totalmente conectada de dentro do veículo.

A produção do RX5 foi feita em parceria com a SAIC Motor Corp., a maior montadora de carros da China, e a parte da Alibaba, especificamente, foi fornecer o sistema operacional do veículo, o YunOS. Esse mesmo OS é utilizado por produtos inteligentes para as smarthomes, como geladeiras, aspiradores de pó e centrais de ar-condicionado.

A ideia é que o veículo se conecte com o ecossistema da Internet das Coisas e usar as informações que são coletadas para oferecer melhores interações tanto em casa quanto durante os passeios.

Isso significa que os motoristas poderão reservar e pagar estacionamentos, combustível e outras coisas com antecedência, usando o sistema de pagamento do Alibaba, o Alipay. Segundo a empresa, o GPS do RX5 também não necessita de WiFi nem de GPS.

Outra função do "carro inteligente" é salvar um registro para cada motorista que entrar no veículo e passar a registrar algumas informações para recomendar, por exemplo, tipos específicos de música, temperatura interna e até mesmo de locais – tudo baseado na forma como a pessoa usa o carro.

Na parte interna, o RX5 conta com três telas LED e pode ter até quatro câmeras de 360 graus que podem ser usadas como as populares dashcams, que gravam a movimentação na frente do carro. De quebra, você pode também pode dar comandos de voz para fazer quase que absolutamente tudo, desde ligar o som até abrir o teto solar.

O preço inicial do veículo é de aproximadamente US$ 22 mil, ou R$ 73 mil, e as pré-vendas já começaram, com as primeiras unidades sendo entregues em agosto deste ano.

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.