Bicicleta mais rápida do mundo é mais eficiente que um veículo a gasolina

1 min de leitura
Imagem de: Bicicleta mais rápida do mundo é mais eficiente que um veículo a gasolina

E é assim que cabe uma pessoa lá dentro

Lembra da Aerovelo Eta? Essa bicicleta diferentona que parece a fusão perfeita entre um ovo, um míssil com rodas e um disco voador já apareceu aqui no TecMundo em 2015, quando foi usada para bater o recorde de velocidade em veículo movido por força humana. No começo de setembro deste ano, a bike voltou aos holofotes ao atingir um novo marco inédito, chegando a 144 km/h. Agora, dados revelados pelos criadores indicam que ela tem uma eficiência energética maior que a de um automóvel com motor a gasolina.

Segundo a empresa, a Eta opera a nada menos do que 9,544 MPGe (sigla em inglês para “equivalente a milhas por galão” de gasolina) por passageiro. Essa unidade pode parecer estranha para os brasileiros, mas ela basicamente usa o sistema imperial de medida, comum nos EUA, para dizer a distância que algo consegue andar ao consumir determinada quantidade de energia.

Só falta voar

Como a combustão de um galão de gasolina gera 33,7 kWh, um veículo que operasse em 1 MPG andaria uma distância de 1 milha (cerca de 1,6 km) com essa quantidade de energia. “Análises da performance do veículo mostraram que a Eta requer menos de 198 Watts de força no pedal quando está a 90 km/h, o que é traduzido em 9,544 MPGe na estrada. Esse é o maior MPGe por passageiro em qualquer tecnologia de transporte nessa velocidade”, disse a Aerovelo.

Para comparar, podemos citar que o Ford Fusion Hybrid 2017 possui uma eficiência de 41 MPG na estrada, segundo a própria fabricante. Já que o carro conta com espaço para cinco pessoas, isso equivale a 8,2 MPG por passageiro. Considerando que estamos falando de um automóvel híbrido, cujo motor elétrico diminui bastante o consumo de gasolina, o número apresentado pela Aerovelo realmente é impressionante.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.