Voxel

Que tal combater a pirataria com a própria pirataria?, propõe jogo

Último Vídeo

O estúdio Grennheart Games decidiu combater a pirataria de uma forma bastante original. Ao disponibilizar duas versões de Game Dev Tycoon, o jogador é levado a encarar um dilema provocador: qual delas baixar? A edição pirata ou a original do simulador? Neste título, o objetivo dos gamers é manter estável a saúde financeira de uma desenvolvedora de jogos – a pirataria, como problema comum às produtoras reais, é algo a ser também encarado no jogo.

E que tal combater a pirataria com mais pirataria? A versão não original de Game Dev Tycoon foi postada de propósito pelos próprios criadores do jogo em comunidades de compartilhamento de arquivos; o título original (e livre de DRM, inclusive) também foi disponibilizado pelo Grennheart Games em seu site. Foi descoberto, então, que quase 94% dos jogadores estavam usando a versão não original do game – e a divertida surpresa veio logo a seguir...

Fonte: Reprodução/Kotaku

De acordo com a desenvolvedora do jogo, a versão pirata do título – que coloca o jogador na pele de um administrador de um estúdio de desenvolvimento de games – é praticamente idêntica à original. A grande sacada, no entanto, foi inserir na versão ilegal de Game Dev Tycoon avisos do tipo “seu produto está sendo pirateado, e você está perdendo dinheiro...”.

Surpresa!

O efeito dessa “pegadinha”?  Os “pirateiros”, que contavam com a versão proibida do game, começaram a reclamar energicamente em fóruns online. “O jogo é impossível por conta dos piratas ficcionais”, conforme relatado pelo portal Kotaku. Um dos jogadores da versão pirata chegou a solicitar algum tipo de proteção contra a cópia ilegal dos jogos desenvolvidos em um chat.

?Fonte: Reprodução/Kotaku

“Por que há tantas pessoas que pirateiam? Isso está me destruindo! Eu tive cerca de 5m e então as pessoas começaram a piratear tudo o que eu fazia (...). Há alguma forma de evitar que isso aconteça? Mudar de plataforma não vai ajudar”, desabafou, curiosamente, um dos jogadores da versão pirata em um chat.

Essa atitude – mais criativa que efetiva, convenhamos – não vai ser capaz de aniquilar a pirataria. Mas a mensagem certamente está sendo passada: se você quer conhecer um pouco da realidade de quem sofre com a cópia ilegal de produtos, basta tentar fazer seu próprio estúdio sobreviver financeiramente neste simulador.

Para comprar o Game Dev Tycoon, clique aqui – ele custa US$ 8, cerca de R$ 16. É possível participar do blog do estúdio Greenheart Games também e votar a favor da produtora no Steam.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.