Fan Binbing é multada em 129 milhões de dólares pelo governo chinês

2 min de leitura
Imagem de: Fan Binbing é multada em 129 milhões de dólares pelo governo chinês

A multitalentosa Fan Binbing emitiu um comunicado se desculpando com os fãs e o governo. No dia 3 de outubro de 2018, via rede social, a atriz chinesa informou que estava envergonhada de seus atos e irá cumprir com todas as penalizações que lhe forem impostas. Fan foi multada pelo governo chinês em 129 milhões de dólares pelo crime de evasão fiscal.

Além de atuar em filmes, séries televisivas e comerciais, Fan é modelo, cantora e produtora. Estreou em 1996, em Mulher Poderosa; de lá para cá, sua carreira deslanchou, e ela se tornou uma das 10 atrizes mais bem pagas da China desde 2006, segundo a Forbes. Inclusive, nos últimos 3 anos ela liderou a lista.

https://tm.ibxk.com.br/2018/10/08/08121703071099.jpg" alt="" data-mce-src="https://tm.ibxk.com.br/2018/10/08/08121703071099.jpg" data-mce-selected="1" style="box-sizing: border-box; max-width: 100%; height: auto; vertical-align: middle; display: block; margin: 0px auto; outline: black solid 1px; resize: none; color: rgb(64, 64, 64); font-family: "Source Sans Pro", sans-serif; font-size: 18px; text-align: start; background-color: rgb(255, 255, 255);

No início de julho deste ano, Binbing reduziu drasticamente suas aparições e interações com o público, gerando várias perguntas dos seus fãs. As especulações aumentaram até sair oficialmente a nota de que a produtora havia sido multada pelo governo em virtude de fraude em suas contas.

O esquema funcionava da seguinte forma: ao assinar um contrato, eram feitos dois acordos — um que viria a público, com montante mais baixo, e outro com o valor de fato recebido. Com as descobertas feitas pelas autoridades, a multa de 129 milhões de dólares foi aplicada para Fan e sua companhia. A modelo foi pessoalmente indiciada a pagar 70 milhões dólares, mas o restante da quantia ainda não ganhou destino certo.

As investigações de casos semelhantes só têm aumentado nos últimos anos, visando não só à indústria do entretenimento, mas também a todas as áreas que estejam cometendo esse tipo de crime. A punição de Binbing já é considerada tanto um exemplo quanto um aviso a todos que querem evadir os limites fiscais do país.

O pronunciamento de Fan sobre o caso foi feito via Weibo, uma rede social onde a atriz possui mais de 60 milhões de seguidores. No texto, ela comenta que está profundamente envergonhada e pede perdão às autoridades e aos fãs por suas atitudes. Segue um trecho da carta:

https://tm.ibxk.com.br/2018/10/08/08121907946103.jpg" alt="" data-mce-src="https://tm.ibxk.com.br/2018/10/08/08121907946103.jpg" data-mce-selected="1" style="box-sizing: border-box; max-width: 100%; height: auto; vertical-align: middle; display: block; margin: 0px auto; outline: black solid 1px; resize: none; color: rgb(64, 64, 64); font-family: "Source Sans Pro", sans-serif; font-size: 18px; text-align: start; background-color: rgb(255, 255, 255);

“Por um longo período de tempo, não defendi a responsabilidade de proteger os interesses do meu país e da nossa sociedade em função dos meus interesses pessoais. Eu me sinto envergonhada por ter cometido evasão fiscal em 'Unbreakable Spirit' e outros projetos, aproveitando os 'contratos divididos'. Ao longo desses dias de minha cooperação com as autoridades tributárias na investigação de minhas contas e da minha empresa, percebi que, como figura pública, eu deveria ter seguido a lei, dando um bom exemplo para a sociedade e a indústria. Eu não deveria ter perdido minha capacidade de seguir as regras em detrimento de interesses econômicos, levando-me a infringir a lei. Aqui peço sinceras desculpas à sociedade, aos amigos que se preocupam comigo, ao público e às autoridades fiscais.”

Mesmo com o apoio de muitos fãs, Binbing teve diversos contratos rescindidos devido à crise de sua imagem atualmente. Agora é aguardar e acompanhar como a carreira da ícone irá prosseguir.

Este texto foi escrito por Luiza Lafuente via nexperts.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.