Facebook lança ferramenta que descreve imagens para deficientes visuais

1 min de leitura
Imagem de: Facebook lança ferramenta que descreve imagens para deficientes visuais

Ser um deficiente visual nos dias de hoje pode ser muito melhor do que poucos anos atrás, mas ainda continua a ser uma batalha e tanto. O Facebook, porém, acaba de lançar uma ferramenta que promete tornar possível a uma pessoa cega “ver” as imagens postadas em sua rede, chamada Automatic Alternative Text (“Texto Automático Alternativo”, em português).

A ferramenta, que já está em desenvolvimento pela rede social há alguns meses, funciona de maneira extremamente simples, integrando-se ao sistema de descrição dos leitores de tela. Basicamente, a função entra em ação ao encontrar uma imagem na tela, usando sua tecnologia de reconhecimento de objetos para gerar descrições em áudio.

E como a novidade funciona, na prática? De maneira bem simples, na verdade. No lugar de descrever a cena em detalhes, por exemplo, o software se resume a descrever o que provavelmente está presente na imagem; assim, a foto de uma floresta resulta na descrição de que “esta imagem pode conter ‘exteriores’; ‘nuvens’; ‘folhagem’; ‘árvores’” e outros.

Como o vídeo acima mostra, a função ainda possui suas limitações. Isso não quer dizer, é claro, que a ferramenta não seja útil, já que ela é um passo importante na direção de uma tecnologia capaz de identificar e descrever o que está na tela com precisão. E, uma vez que o sistema é baseado em uma rede neural, esse serviço de acessibilidade do Facebook deve se tornar cada vez mais inteligente.

Infelizmente, é preciso notar que a ferramenta não está disponível para qualquer um: só é possível usar o Automatic Alternative Text com aparelhos iOS, por enquanto, e na linguagem em inglês. O Facebook promete, no entanto, trazer a função para outras plataformas, bem como outros idiomas, em um futuro próximo.

Que ferramentas você recomenda para deficientes terem uma maior acessibilidade ao usar o PC? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.