6 formas de manter um PC seguro para criptomoedas

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: 6 formas de manter um PC seguro para criptomoedas

As criptomoedas se tornaram não apenas um ativo de investimento, mas também uma forma inovadora de repensar as finanças pessoais. Entretanto, se novas ameaças surgem constantemente no ambiente online, a segurança no mundo das criptomoedas também não é estática. Compreender como os golpes funcionam é a melhor maneira de evitá-los.

Dessa forma, manter um PC protegido é a sua primeira linha de defesa contra os cibercriminosos. Pensando nisso, separamos as 6 melhores estratégias para garantir que seu PC seja um cofre virtual seguro, enquanto você negocia, investe e armazena suas criptomoedas. A seguir, saiba como proteger seu patrimônio digital de maneira sólida e eficaz!

1. Atualize o sistema operacional do PC com frequência

Tudo começa com a escolha do sistema operacional (SO). A segurança pode variar bastante de um sistema para outro. O Windows, sendo o sistema mais amplamente utilizado, é frequentemente alvo de malware. O MacOS é considerado mais seguro, mas não é imune a ameaças.

Por outro lado, o Linux oferece segurança, embora demande um conhecimento mais avançado para sua utilização. Independentemente do sistema que você escolher, manter as atualizações em dia é essencial para corrigir vulnerabilidades conhecidas o quanto antes.

2. Mantenha um antivírus de alta qualidade

As ameaças tradicionais, como trojans, phishing e spam, também miram o roubo de criptomoedas. Em 2020, os sistemas de detecção da Kaspersky processaram uma média de 360 mil novos arquivos maliciosos por dia. Aumento significativo em relação ao ano anterior.

Para evitar que seu PC faça parte dessa estatística, uma das melhores maneiras de manter sua proteção online é utilizando um antivírus de alta qualidade, como o Kaspersky Premium.

Essa solução oferece proteção contra malware, spyware e roubo de identidade. Seu plano de segurança é completo em todos os dispositivos, contando com antivírus, antimalware e firewall bidirecional. Além disso, o Kaspersky Premium oferece recursos como:

  • VPN rápida e ilimitada, mantendo seu endereço IP em sigilo enquanto navega na web;
  • Dados confidenciais transformados em um formato ilegível e armazenados de maneira segura em seu disco rígido;
  • Bloqueio de mineração não autorizada de criptomoedas, garantindo que seu computador não seja usado para atividades indesejadas.
  • Alertas caso seus dados pessoais, como senhas ou informações de carteira de criptomoedas, forem expostos online.

cibersegurança em primeiro(Fonte: Getty Images/Reprodução)

3. Proteja suas senhas

Suas chaves privadas são o calcanhar de Aquiles da segurança em criptomoedas. É fundamental que você utilize uma carteira de hardware, como a Ledger ou a Trezor. Essas carteiras oferecem um ambiente offline, tornando-as praticamente à prova de ataques.

Caso prefira carteiras de software, como a Exodus ou a Electrum, é vital configurá-las com camadas adicionais de segurança, como autenticação de dois fatores (2FA).

4. Evite as armadilhas da web

Evitar sites e downloads suspeitos relacionados a criptomoedas é um pré-requisito. A internet está repleta de armadilhas e os criminosos online adoram explorar a ânsia por ganhos fáceis no mundo das cripto.

Mantenha seu navegador e todas as extensões atualizados para bloquear possíveis brechas. E lembre-se: evite clicar em links suspeitos, seja em e-mails ou redes sociais. O Kaspersky Premium pode te auxiliar nessa prática por realizar monitoramento em tempo real.

5. Atente-se ao phishing

Phishing é uma técnica amplamente utilizada por golpistas. Eles criam sites e e-mails falsos que parecem genuínos para roubar informações. Se você receber um e-mail suspeito ou for direcionado para um site que pareça duvidoso, verifique cuidadosamente a legitimidade antes de inserir informações pessoais.

Homem preocupado com notebook(Fonte: Getty Images/Reprodução)

6. Prepare-se para o inesperado

Além da segurança em tempo real, você precisa estar preparado para o inesperado. Um plano sólido de backup é a melhor estratégia para isso. Se seu PC for infectado por malware ou você perder o acesso às suas criptomoedas, ter uma cópia de segurança é a garantia de que seus ativos não se perderão para sempre.

Santiago Pontiroli, analista de segurança da Kaspersky, destaca a importância de proteger os ativos digitais, especialmente na América Latina, onde as criptomoedas estão se tornando um refúgio de valor diante das instabilidades econômicas e políticas da região.

"É preciso considerar que, embora isso [o constante crescimento das criptos] represente uma oportunidade de investimento para alguns, seu roubo torna-se muito mais atraente para outros", alerta o especialista.

As abordagens de segurança ajudam a detectar o uso indevido de recursos, como o seu PC, por grupos criminosos ou mineradores de criptomoedas que exploram ambientes pessoais e empresariais.

A integração de soluções confiáveis e práticas de segurança cibernética é essencial para proteger seus valiosos ativos digitais. Manter um PC seguro não é apenas uma tarefa técnica, mas um compromisso contínuo com sua segurança financeira.

A solução de cibersegurança da Kaspersky pode ser uma parceira na proteção dos seus investimentos online. Seu patrimônio digital e sua tranquilidade agradecem!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.