Voxel

Relação com consumidores é de colaboração, diz fundador da Valve

Último Vídeo

O fundador da Valve, Gabe Newell, concedeu uma entrevista ao The Washington Post e encheu de elogios os clientes e consumidores de produtos da empresa. Para começar, ele afirmou que o valor dos jogadores é o mesmo de quem está por trás dos jogos, já que há bastante retorno por parte de quem compra e experimenta os produtos da desenvolvedora.

"Para nós, é bem mais fácil entender que a experiência que nós criamos é uma colaboração entre todos os membros da comunidade. Isso pode soar um pouco sentimental, mas é bem concreto. Quando você tem crianças lucrando vários dígitos vendendo bens e serviços ao redor do mundo dentro do universo que nós criamos, fica claro que temos que reconhecer a parceria com os clientes. É sempre colaborativo", explica.

A hora e a vez do hardware

Se nos games isso já é evidente, o próximo passo é a colaboração no Steam Controller, que pode ser adaptado em tamanho, funções e muito mais. "É ótimo quando temos nosso software como um meio de valorização das pessoas, e com o hardware deveria ser igual. Começamos dando modelos de nossos personagens, agora vamos liberar diagramas de circuitos para os controles e as Steam Machines", relata Newell.

E o chefe da Valve não vê a hora de começar a ver os resultados. "Eles vão começar a inovar. Vão fazer um monte de coisas óbvias, um monte de coisas terríveis e um monte de coisas incríveis que são altamente valiosas e ilustram o porquê do método de aproximação dessa comunidade aberta ser o certo para serviços e produtos variados nessa era pós-internet", conclui.

A entrevista completa pode ser conferida por aqui (em inglês).

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.