Não é mais possível instalar “aplicativos” direto no Google Chrome

1 min de leitura
Imagem de: Não é mais possível instalar “aplicativos” direto no Google Chrome

Google finalizou hoje (06) o suporte a aplicativos desenvolvidos especialmente para o Google Chrome em sua loja Chrome Web Store. Ainda é possível baixar extensões e temas por lá, mas as seções “Apps” e “Games” foram eliminadas.

De acordo com o Ars Technica, a Google já havia começado a informar os desenvolvedores de que essas seções de apps seriam eliminadas da loja em algum momento de 2017, mas, até agora, não se tinha uma data precisa. Há cerca de um ano, a empresa explicou no blog oficial do Chrome que faria essa remoção porque praticamente ninguém baixa e utiliza os apps desenvolvidos para o Google Chrome. Segundo a empresa, menos de 1% dos usuários do browser serão afetados.

web store

Contudo, é bom ressaltar que as seções de apps só foram eliminadas do navegador Google Chrome para WindowsLinux e macOS. No Chrome OS, eles continuam disponíveis. Contudo, como a base de usuários é pequena, e os desenvolvedores não possuem mais a possibilidade de distribuir seus softwares em sistemas mais populares, é bem provável que esses apps acabem morrendo aos poucos caso a Google não os elimine de uma vez por todas.

Quem já tem apps instalados no Chrome para desktop poderá continuar utilizando os itens baixados

Quem já tem apps instalados no Chrome para Windows, Linux e macOS poderá continuar utilizando os itens baixados. Contudo, espera-se que uma atualização acabe com essa possibilidade no primeiro trimestre de 2018.

É bom reforçar que essas mudanças não afetam as extensões do Google Chrome, aquelas que ficam com botões visíveis ao lado da barra de endereços. Somente os itens nos formatos “packaged apps” — apps de verdade — e os “hosted apps” — atalhos para sites — serão eliminados.

O PWA é multiplataforma, já sendo compatível com o Chrome tanto no desktop quanto no Android

Para substituí-los, a Google trabalha em um padrão já bastante aceito, o PWA ou Progressive Web Apps. Essas aplicações são basicamente sites que se comportam como aplicativos instalados e podem acessar recursos do sistema, enviar notificações, entre outras vantagens.

O interessante disso é que o PWA é multiplataforma, já sendo compatível com o Chrome tanto no desktop quanto no Android, e também no Opera e no Firefox para o Robô. A Microsoft também suporta o recurso e seus navegadores, e a Apple trabalha em implementá-lo no Safari. Não sabemos se um dia haverá uma loja de apps PWA na Chrome Web Store ou algo assim, entretanto.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.