Resumo: veja tudo o que aconteceu no primeiro Nintendo Direct de 2015

Resumo: veja tudo o que aconteceu no primeiro Nintendo Direct de 2015

Último Vídeo

Com um número tão grande de novidades sendo reveladas no Nintendo Direct de 14 de janeiro, é provável que muita gente simplesmente não tenha conseguido acompanhar tudo o que a Big N anunciou neste começo de ano. Mas não se preocupe: o BJ, como sempre, trouxe um belo resumo de tudo o que veio no evento.

Em primeiro lugar, começamos com os principais anúncios da empresa. E acredite: eles são muitos. Apesar de não trazer tantas informações aprofundadas dos games, a Nintendo aproveitou para mostrar tudo o que ela já tem preparado para 2015, então espere novidades de títulos AAA e indies para Wii U e 3DS, além de algumas outras novidades bem-vindas.

Para Wii U

Clássicos do Wii no Wii U

Para quem perdeu a chance de jogar alguns do títulos mais famosos do Wii, a Nintendo anunciou que vários games da plataforma vão estar disponíveis na eShop. Estes funcionam exatamente como um título do Virtual Console no Wii U: é só executá-lo e jogar, com a vantagem de poder usar o GamePad em títulos que suportam o Classic Controller.

Quanto aos títulos disponíveis, Super Mario Galaxy 2 é o primeiro da lista e já chegou na loja, enquanto Donkey Kong Returns e Punch-Out!! saem em 22 de janeiro. Metroid Prime Trilogy, por sua vez, sai em 29 de janeiro, e títulos como Kirby’s Adventure e Pandora’s Tower chegam em breve. Todos eles vão estar disponíveis pela metade do preço, na semana de lançamento, de US$ 19,99 por US$ 9,99.

Kirby and the Rainbow Curse

Durante o evento, a Nintendo apresentou um trailer de jogabilidade. Dessa vez, a empresa mostrou o sistema de baús do tesouro espalhados pelos mapas – cada um trazendo conteúdos novos como novas músicas e figuras para sua coleção.

A Big N também apresentou as mudanças que os amiibos de Kirby, King DeDeDe e Meta Knight trazem ao personagem, sendo elas um super dash, uma maior barra de energia e uma maior velocidade de movimento. Por fim, ela anunciou que o game vai atrasar em uma semana; o que quer dizer que ele sai em 20 de fevereiro.

Novos Amiibos

Continuando os lançamentos de Amiibos baseados em Super Smash Bros., a Nintendo revelou uma nova onda de personagens do game: Charizard, Lucina, Mr. Pacman, Ness, Robin e Wario. Mas eles não foram os únicos, pois Mario, Luigi, Yoshi, Peach e Bowser (além de Toad, que vai ser compatível com um update de Treasure Tracker) também ganharam novas figuras – dessa vez, baseadas nos games de Super Mario Bros.

Mario Party 10

Aproveitando o anúncio da leva de Amiibos de Mario, foi revelado um novo modo, chamado Amiibo Party. O nome já diz tudo: você vai utilizar suas figuras como personagens do game em tabuleiros feitos especialmente para cada um dos bonecos, trazendo elementos de jogabilidade exclusivos.

Splatoon

Além de mostrar o hub principal do game, que vem na forma de uma enorme praça de uma cidade grande, tivemos a apresentação do sistema de equipamentos. O game contará com três tipos de armas: suas armas principais, as armas secundárias e as poderosíssimas armas especiais. Também foi revelado que o jogador poderá alterar seus atributos com roupas.

Mario vs. Donkey Kong: Tipping Stars

Se você é fã do spinoff Mario vs. Donkey Kong, comemore: a Nintendo anunciou, no evento, um novo capítulo da série, com o nome Tipping Stars. O game vai estar disponível para Wii U e 3DS, vindo com um sistema cross-buy. A grande novidade, segundo a Big N, é a possibilidade de criar e compartilhar fases com outros jogadores, no maior estilo de Mario Maker.

Project Treasure

Apesar de ter sido anunciado durante o evento, muito pouco foi dito sobre o título em si. Sabe-se que ele será um multiplayer online cooperativo entre até quatro pessoas, cujo objetivo é evitar armadilhas, derrotar inimigos e coletar tesouros em diversos níveis. Nenhuma imagem do game foi mostrada, mas Katsuhiro Harada confirmou que o jogo vai estar disponível de graça na eShop, embora ainda não tenha uma data de lançamento.

3DS

Fire Emblem

O primeiro game anunciado pela Nintendo ainda não tem nome, mas já ganhou um trailer de jogabilidade. O título está em desenvolvimento pela mesma equipe de Awakening, e foi prometido que nossas ações terão maior repercussão na aventura.

Puzzle & Dragons Z

Depois de fazer um enorme sucesso no Japão, o game vai chegar ao ocidente trazendo uma jogabilidade semelhante à vista em muitos títulos para celular, em que você deve juntar sequências de pedras de uma mesma cor para causar dano nos inimigos. Puzzle & Dragons Z também virá com uma edição especial que traz os personagens e elementos do universo de Mario, sendo que ambos vão estar disponíveis em um único cartucho, a ser lançado em maio.

Pokémon Shuffle

Seguindo a mesma jogabilidade de Candy Crush, Bejeweled e outros do gênero, Pokémon Shuffle é um joguinho simples de ligar pedras coloridas – com o diferencial que você também captura monstrinhos enquanto faz suas sequências, além de ter um limite de movimento. O game chega na eShop em fevereiro.

Fossil Fighters Frontier

Um Pokémon com dinossauros? Quase isso. Ao que foi revelado, você controla um explorador que parte em escavações pelo mundo; os fósseis encontrados pelo treinador personagem podem ser usados para criar “vivisauros” e batalhar com outros jogadores. Fossil Fighter Frontier chega em 20 de março nas lojas e na eShop.

New Nintendo 3DS XL

Depois de vários meses desde o lançamento no ocidente, a Nintendo veio finalmente anunciar o portátil nos EUA, que vem com um hardware mais poderoso, suporte a Amiibos, efeito 3D melhorado, uma bateria com maior duração, mais botões e direcional analógico.

O aparelho, que sai em 13 de fevereiro, não veio sem suas polêmicas, contudo. Entre eles, tivemos o fato de o console vir sem carregador ou a ausência completa do New 3DS nas novidades – casos que ao menos já foram explicados pela empresa.

Code Name S.T.E.A.M.

A Intelligent Systems não se resumiu a apresentar apenas um título no evento. Assim, tivemos a presença de Code Name S.T.E.A.M., em um novo trailer que veio para revelar que o game também terá suporte aos Amiibos de nada menos que os personagens de Fire Emblem. Mas ela já avisou que, embora sejam poderosos, eles trazem uma desvantagem de sua série original: se derrotados, não há como revivê-los – você vai precisar recomeçar a fase.

IronFall: Invasion

Aproveitando a chegada do New 3DS e seu segundo analógico, a Big N revelou um game indie que promete fazer grande uso dele. O título, chamado IronFall: Invasion, é um shooter em terceira pessoa futurístico, com uma jogabilidade nos moldes de Gears of War. Pouco mais foi revelado sobre o título, e a empresa se resumiu a prometer o game “em breve” na eShop.

Monster Hunter 4 Ultimate

Monster Hunter 4 Ultimate chegou no evento com um anúncio e tanto: a edição especial japonesa do New 3DS XL também vai chegar no ocidente – e no mesmo dia que o portátil normal chega às lojas –, em um bundle que também traz o game.

Já sobre o próprio jogo, não espere grandes novidades, pois o produtor de MH4U, Ryozo Tsujimoto, apenas comentou um pouco da conhecida jogabilidade do título. Mas ele também avisou que uma DEMO do game chega em breve, com acesso a todas as classes e um tutorial completo.

The Legend of Zelda: Majora’s Mask 3D

Para fechar com chave de ouro, Majora’s Mask 3D não poderia faltar na conferência. Infelizmente, não durou mais do que alguns momentos: a empresa apenas mostrou, no trailer, que o título teria controle de câmera no New 3DS XL, além de anunciar o game para 13 de fevereiro. Ao menos a Big N também trouxe gameplays em seu canal de YouTube japonês pouco depois do evento...

Em compensação, tivemos algo que pegou muito jogadores de surpresa: nada menos do que uma edição especial do New 3DS XL, tematizada com Majora’s Mask. Com direito a exterior dourado e os enfeites vistos em outras edições, além de, é claro, a famosa máscara que dá nome ao game. Assim como o game e o próprio console, essa edição sai em 13 de fevereiro (infelizmente, porém, ela se esgotou apenas 15 minutos depois de aparecer nas lojas).

Mais joguinhos na eShop

Além de todas as novidades acima, tivemos também vários jogos indies sendo anunciados pela Nintendo para Wii U e 3DS, entre títulos novos e games lançados originalmente apenas para PC. Confira a lista deles logo abaixo, bem como a data de lançamento de cada um trazida pela empresa:

Para quem quer maiores detalhes

Com um evento grande como esses, é claro que o BJ não se resumiria a trazer apenas a cobertura ao vivo dos anúncios; logo, nós trouxemos uma enxurrada de matérias sobre as novidades trazidas pela Nintendo. E mesmo quem acompanhou o Nintendo Direct pode ter bons motivos para ver as novidades, pois nossas notícias também trazem vídeos e outras informações dadas pela Big N pouco depois do evento.

Ao vivo: veja as promessas da Big N para 2015 no novo Nintendo Direct

Prepare a estratégia: Nintendo 3DS vai receber novo Fire Emblem [vídeo]

Dois games Puzzle & Dragons chegam ao 3DS em maio

Pokémon Shuffle será lançado em fevereiro para Nintendo 3DS

Títulos de Wii já podem ser comprados diretamente no Wii U

Kirby and the Rainbow Curse ganha nova data de lançamento

Nintendo revela duas novas levas de amiibos; figura de Marth deve voltar

Nintendo lança lista de compatibilidade de Amiibos

Mario Party 10 e novos amiibos: Big N prepara tudo para o dia 20 de março

Captain Toad: Treasure Tracker ganhará suporte para amiibos

Splatoon pinta em maio no Wii U com opção de compra de equipamentos

Tingle está de volta! DLC de Hyrule Warriors chega no próximo dia 5

Novo trailer de Xenoblade Chronicles X revela detalhes da história [vídeo]

Pague 1, leve 2: Mario vs. Donkey Kong: Tipping Stars tem sistema cross-buy

Project Treasure é o free-to-play exclusivo da Bandai Namco para o Wii U

Elliot Quest terá versão para Wii U: confira o primeiro trailer

New Nintendo 3DS tem lançamento confirmado para 13 de fevereiro nos EUA

Code Name S.T.E.A.M. ganha data de lançamento e suporte a amiibos [vídeo]

Ace Combat: Assault Horizon Legacy Plus chega ao 3DS no dia 13 de fevereiro

Xenoblade Chronicles para Nintendo 3DS chegará às lojas em abril

IronFall: Invasion chega na eShop europeia do 3DS em fevereiro

Nintendo 3DS receberá Monster Hunter 4 Ultimate em 13 de fevereiro [vídeo]

Majora’s Mask: novo trailer, mais mistérios e lançamento em 13 de fevereiro

New 3DS XL ganha edição especial de Majora’s Mask 3D [vídeo]

Revendo o evento

Por fim, aqueles que estiverem curiosos e quiserem dar uma olhada no evento novamente podem fazê-lo logo abaixo. Vale notar que trazemos aqui tanto a versão do norte-americana do evento quanto a de Portugal, para aqueles que não têm afinidade com a língua inglesa ou querem ver as diferenças nas datas de lançamento e outras informações:

Nintendo of America

Nintendo Portugal

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.