Voxel

Revelação: Pillars of Eternity salvou a Obsidian da falência

Último Vídeo

A desenvolvedora Obsidian Entertainment tem uma história curta e de poucos trabalhos, porém de títulos de sucesso na crítica. O catálogo da empresa carrega games como Star Wars: Knights of the Old Republic II – The Sith Lords, Dungeon Siege III, Fallout: New Vegas e South Park: The Stick of Truth. Ainda assim, em 2012, ela esteve a um pequeno passo da falência definitiva.

No vídeo acima, parte de um documentário a ser lançado pela empresa, os desenvolvedores contam que 2012 foi um ano decisivo para saber se a companhia fecharia as portas ou não. Tudo aconteceu porque um título para Xbox One estava em produção (ou seja, consumindo todo o trabalho da equipe), mas foi repentinamente cancelado. Isso afetou não só a moral do pequeno grupo, mas também os cofres.

"Tínhamos uma data na cabeça em que, se passássemos dela [sem assinar um projeto], estaríamos basicamente ferrados. Estávamos basicamente ficando sem dinheiro", relata um dos gerentes da empresa, Adam Brennecke.

A volta por cima

A sensação de derrota só crescia na Obsidian. A empresa tentou recuperar o projeto, mas não obteve sucesso. Para cortar custos, a solução foi demitir funcionários, alguns de longa data. Chegou o ponto em que os empregados simplesmente iam ao escritório para "não trabalhar", pois não havia um novo projeto.

Brennecke observava os movimentos da indústria até chegar com uma ideia: colocar o projeto do próximo jogo da empresa no Kickstarter. Inúmeras reuniões foram feitas para analisar casos e até falar sobre um game da Obsidian no crowdfunding — só de brincadeira. Um tempo depois, Project Eternity saiu no site de financiamento, arrecadou US$ 3,9 milhões e salvou a empresa.

Nesse meio tempo, o jogo começou a mudar. O MMO russo free-to-play Armored Warfare, que é sobre tanques, ajudava a pagar as contas da empresa. O game de South Park, franquia comprada com a falência da THQ, também apresentou bons resultados. Ainda assim, o melhor estava por vir.

Em 26 de março, o agora chamado Pillars of Eternity sai para PC. Mais do que o atual grande projeto da empresa, ele é primeiramente um atestado da resistência da Obsidian na indústria atual.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.