Celulares com câmera 'transparente' chegarão em breve

1 min de leitura
Imagem de: Celulares com câmera 'transparente' chegarão em breve
Imagem: Visionox/Divulgação

Nesta segunda-feira (8) a fabricante de telas OLED Visionox, da China, anunciou que vai produzir em massa telas que suportam câmeras "escondidas". O conceito começou a surgir como evolução do entalhe/notch, e visa mostrar a câmera frontal apenas quando for usada.

A companhia afirma que a produção em massa das telas OLED "transparentes" acontecerá em breve.

De acordo com as informações divulgadas, o novo modelo de tela aumenta a transparência da área da câmera. O conjunto usa materiais com maior transparência, como os próprios condutores sob a tela. Essa camada substitui o material metálico anterior.

Sistema transparente

Com isto, os circuitos podem coordenar o funcionamento da tela e da câmera frontal, organizando as estruturas dos pixels de forma que a qualidade da tela não seja prejudicada.

A fabricante se refere à estrutura como uma 'subtela'. Ela cita ter usado materiais orgânicos e inorgânicos para atingir o nível atual de transparência, além de uma estrutura aprimorada na camada de filme.

Smartphone com câmera escondida sob tela OLED transparente.Smartphone com câmera escondida sob tela OLED transparente.Fonte:  Visionox/Divulgação 

A Visionox cita que os novos materiais e a estrutura otimizada tiveram redução de interferência nessa subtela. Ela diz que, além do hardware, os algoritmos de software da câmera frontal complementam a experiência de uso.

No material divulgado pela empresa, é citada essa integração. Também, que conseguiram eliminar "ainda mais a difração e o brilho que afetam o efeito de disparo". Eles afirmam ter conseguido suprimir "o efeito de neblina, melhoramos bastante a clareza e o brilho das fotos" em conjunto com outras companhias.

Lançamentos em 2020?

Apesar de não ter feito nenhuma demonstração real, a Visionox divulgou imagens de como o sistema deve funcionar. Ainda não há uma data específica para que os primeiros celulares cheguem ao mercado com a tecnologia. Estima-se que, a partir do segundo semestre, já possamos ver os primeiros modelos.

Esta é uma inovação aguardada pela indústria, mas principalmente por usuários. Além disso, aumentaria ainda mais a quantidade de tecnologia sob um display.

Desde 2018, já temos os primeiros dispositivos com leitor biométrico sob a tela. Atualmente, também temos câmeras em formato de "furo" – vide modelos Samsung, Huawei, Xiaomi. No caso da tecnologia da Visionox, as câmeras estarão lá, porém ficarão escondidas quando não estiverem em uso.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.